Talline Sapatilhas
Uncategorized

Teste do olhinho

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Existem alguns testes que são mega importantes e devem ser realizados assim que a criança nasce ou nos primeiros dias de vida. Entre eles estão o famoso teste do pezinho, teste da orelhinha e o teste do olhinho, que é o nosso assunto de hoje!

O teste também é conhecido como teste do reflexo vermelho.
O teste é oferecido gratuitamente pelo SUS  e aos convênios médicos o pagamento do teste é obrigatório desde junho de 2010, o objetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é que todas as crianças tenham este direito garantido! 

PARA QUE SERVE?

O teste serve para diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo.
 
Deve ser realizado na primeira semana de vida do bebê ainda na maternidade mas também pode ser realizado na primeira visita ao pediatra e deve ser repetido aos 4, 6, 12 e 24 meses.

E PARA QUEM É INDICADO?

É indicado para todos os bebês, mas principalmente para os bebês que nasceram com microcefalia o cuja as mães foram infectadas pela Zika Virus durante a gestação.

COMO É FEITO?

O teste não dói e é rápido, é realizado pelo próprio pediatra através de um pequeno aparelho que projeta uma luz nos olhos do bebê.
Quando essa luz é refletida de avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis.
No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos,  outros exames são realizados com análise do oftalmologista para investigar problemas de visão.
 
 
 
Após o teste do olhinho a criança também deve visitar o oftalmologista com 1 ano de vida e aos 3 anos. E além disso os pais devem observar sinais como quando a criança não acompanha luzes e movimentos, ou olhos vesgos após os 3 anos que indicam estrabismo, além de observarem os olhos em fotografias e procurarem ajuda médica caso apareçam com reflexos brancos ou avermelhados.
 
Veja a campanha do SBP

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo