Talline Sapatilhas
É Festa Uncategorized

23 Brincadeiras para Festa de Criança

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Fazer festa em casa ou no salão do prédio exige que a gente pense em atividades para distrair e animar os pequenos e até os adultos que adoram participar e reviver a infância ao lado dos filhos
Eu sou do tipo que ama festinhas em casa e adora o fato de tirar as crianças de perto da tecnologia.
 
Para as crianças fazer aniversário é uma oportunidade de ver todo mundo que ama juntinho e de poder brincar livremente. Para eles o que importa é se divertir! Que tal investir em brincadeiras divertidas, que podem ser até aquelas brincadeiras da nossa época?

Hoje eu separei dicas de brincadeiras simples, fáceis de fazer e que vão agitar os pequenos!

Oficinas criativas
Estimular a criança a fazer algumas coisas manualmente é bastante divertido. 
Existem milhares de coisas que podem ser feitas em uma oficina de festinha. Duas opções simples são fazer uma oficina de cupcakes ou docinhos, onde você leva os bolinhos pronto e a criançada confeita e ainda pode levar pra casa! Ou uma oficina de pintura. “É só separar um tempinho para que os pequenos possam desenhar e depois expor a arte para todos. Vale até pintar uma ecobag que se torna uma lembrança da festa.
 
Telefone sem fio
Brincadeira coletiva que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória. O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, o que geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou.  
 
Dança das cadeiras
A tradicional dança das cadeiras nunca sai de moda e sempre faz sucesso entre os pequenos. É fácil: As crianças andam em volta de cadeiras e sentam quando a música para. Quem fica sem assento, sai. E o vencedor é quem fica por último na brincadeira.
 
Teatro de Fantoche
Brincar de teatro de fantoche é uma opção interessante para os pequenos contarem histórias e se divertirem com as histórias dos outros. 
Pode ser um adulto a usar os fantoches e interagir com as crianças, ou dê os fantoches aos pequenos e permita que eles sejam os contadores de história. 
 
Balão de Doces
Essa dica vai encantar os amantes dos doces (e deixar de nariz torcido as mamães mais saudáveis). Basta colocar balas e pirulitos em um balão grande de látex, enchê-lo e pendurá-lo no teto. O desafio é estourá-lo e pegar os doces no chão.
Fiz no último aniversário da Fernanda e todos amaram. Pretendo repetir a dose este ano! (No aniversário dela, pode doce e tudo que ela quiser).
 
Mímica 
Fazer mímica é sempre divertido, seja para adultos ou para as crianças. (Aqui em casa somos fãs de Imagem e Ação, então amaríamos) A sugestão é preparar antes vários cartões com palavras simples. Depois, o participante seleciona um cartão e faz a mímica da palavra para os outros adivinharem.
(Vale lembrar que esta opção os menorzinhos não vão curtir muito)
 
Corre Cotia
Conhecida também como “Lenço atrás”, os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da vó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Ninguém vai olhar?”. O jogador que achar o lenço atrás corre atrás do que jogou. Quando pegá-lo, ele vira o “cantador”, o outro se senta e a brincadeira recomeça. 
 
Caça ao tesouro
Estabeleça equipes de acordo com a quantidade de crianças.
Vale a pena misturar as idades para equilibrar os times! Anote pistas em um papel e espalhe em áreas pré-definidas, sendo que cada pista deve trazer uma informação para que chegue até a próxima.
O grau de dificuldade das pistas deve ser de acordo com a idade das crianças. O tesouro pode ser um gift, um doce ou o que a imaginação permitir.
 
Telefone sem fio
Brincadeira coletiva que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória. O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou.  
 
Batata quente
As crianças formam um círculo e ao centro uma criança fica com os olhos vendados. Um dos jogadores recebe uma bola e deverá passar para a criança ao lado, enquanto o objeto passa de mão em mão, todos cantam: Bata quente, quente, quente, quente… A qualquer momento da brincadeira o jogador vendado grita: Queimou! Perde quem ficar com o objeto na mão.
 
Passa Anel
As crianças devem ficar com as palmas das mãos unidas enquanto um adulto vai passando um anel de mão em mão. Ganha a criança que conseguir adivinhar em qual mão foi deixado o anel. A criança que acertar vai ser o próximo passador do anel.
Massinha
Além de permitir que as crianças criem o que imaginarem a massa de modelar possibilita ensinar a mistura de cores, formas geométricas e muito mais. 
 
Vivo ou morto
Um participante fica em pé, de frente para o grupo. Ele dá dois comandos: “vivo” – e todos têm de ficar em pé – ou “morto” – quando todos agacham. A diversão fica por conta de quem se atrapalha, erra o comando e sai do jogo. O único participante que sobrar será o vencedor.
 
Guerra de bexigas d’água
Perfeita para aqueles dias de calor em que a casa está cheia de crianças. Se você tem espaço vai ser a maior alegria! Para brincadeiras assim, seria legal avisar os pais com antecedência para que levem uma troca de roupa!
 
Estátua
Você coloca uma música e as crianças começam a dançar. Quando abaixar o som e gritar “estátua”, todos devem ficar parados. Quem se mexer por último ganha o jogo. 
 
Bolinhas de sabão
Quem não ama bolinha de sabão? Os bebês ficam encantados quando as bolinhas estouram, os maiores adoram correr atrás delas e os adultos também adoram!

Boca do palhaço

Que pode ser boca de qualquer coisa, de acordo com o tema da festa!
Consiste em acertar bolinhas na no buraco!

Cadê meu sapato?

Tire um pé do sapato de cada criança e misture todos, ao sinal de “Já” ganha a criança que achar e calçar seu sapatinho primeiro!

Ovo na colher

Consiste em fazer um percurso com um ovo na colher, segurando a colher pela boca. Ganha a criança que conseguir chegar ao final sem derrubar o ovo.

Corrida de saco

Um saco para cada criança e um trajeto em linha reta. Ganha quem chegar primeiro ao final, pulando dentro do saco.

Pintura
Todas as crianças adoram fazer. Bastam algumas folhas de papel, pincéis e tintas coloridas. Deixe que as crianças criem a vontade! Vale deixar lantejoulas, glitter e outras possibilidades disponíveis! Você pode comprar telas próprias para pintura, usar papel kraft, tecido ou ainda uma folha de papel canson.
A tinta mais apropriada para crianças é o guache ou a tinta para pintura a dedo, ambas diluídas em um pouco de água. Elas são atóxicas e mais fáceis de sair na hora do banho.
Depois é legal deixar as obras de arte secarem e expô-las em um varal.
 
Dança das cadeiras
Separe uma cadeira a menos do que o número de participantes. Faça uma roda com os assentos virados para fora. Coloque a música e peça para as crianças dançarem ao redor delas. Quando a música parar, elas devem se sentar. Quem não conseguir sai do jogo e leva uma cadeira consigo. Assim continua até que sobre apenas um participante: o vencedor. 
 
Piscina de bolinhas e Cama Elástica
São itens com sucesso garantido! Acho que nem preciso comentar né?
Porém, queria dizer que acredito que se for fazer a recreação com as brincadeiras, a piscina de bolinhas e a cama elástica podem acabar fazendo com que algumas crianças não participem! 
 
Espaço Baby
Para os menores de 2 anos que acabam não interagindo muito com recreação é legal criar um espaço com brinquedos próprios para a idade!
Existem empresas especializadas nisso ou você pode usar os brinquedos que tiver em casa!
Para que nada dê errado é importante levar em conta a quantidade de pessoas presentes e pensar na idade das crianças para fazer brincadeiras que agradem a todos os pequenos!

Todas essas brincadeiras podem ser feitas no dia-a-dia também!

Veja mais inspirações para festas em casa em: http://www.amaecoruja.com/2014/05/faca-sua-festa-festa-em-casa/

Tags

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo