Talline Sapatilhas
Uncategorized

Lição de casa? Tem como ser mais fácil e menos tenso!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Contei para vocês que passamos por momentos difíceis graças a lição de casa (Leia mais clicando AQUI), mas algumas atitudes nos ajudaram e eu vim compartilhar com vocês!

Primeiro é preciso entender que o momento do estudo não pode ser traumatizante e que podemos sempre fazer as coisas de forma mais leve e divertida, principalmente com os pequenos que estão sendo alfabetizados e precisam se habituar a esta rotina.

Que tal fazer da lição de casa uma desculpa para estar um tempo a mais com os pequenos? Ou ainda que tal facilitar a vida deles com pequenas atitudes?

“As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos”, explica Luciana Fevorini, coordenadora de ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. “Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades.”  (Frase dita em entrevista para o site Educar para crescer da editora Abril)

Essas dicas vão fazer o dever de casa deixar de ser um bicho papão:

1- Crie uma rotina!
As crianças precisam de regras, pois, não possuem maturidade emocional o suficiente para cuidar sozinha de suas vidas, portanto a educação e presença dos pais é tão importante. Estabeleça um dia e horário para as tarefas.
Por aqui a lição só vem na sexta, percebi que na sexta ela está exausta e não adianta forçar, então no sábado no mesmo horário que ela estaria indo para escola eu coloco a lição para fazer!

2- Crie um local confortável, adequado e que incentive esse momento.
Uma mesa na altura dos pequenos, com um porta lápis com os materiais necessários, em um ambiente com iluminação legal e voc~e já estará facilitando a vida do seu filho.

3-Explique, oriente e tenha cuidado ao corrigir.
Explique o que precisa ser feito e como seria a melhor forma de fazer e dê liberdade para o pequeno por a mão na massa!
Se for necessário corrigir, seja positivo, nunca jogue palavras negativas em cima da criança, ela pode acreditar nelas e tudo se tornará mais dificil!

4- Elogie
Sempre mostre mais o lado correto que o errado.
Nós temos o habito natural de cobrar muito dos pequenos e isso acaba pesanod tanto sobre eles que pode criar bloqueios irreversíveis.

5- Grau de dificuldade.
Separe as tarefas de acordo com a dificuldade da sua criança, primeiro as mais dificeis e as mais faceis ficam para quando estiver mais cansado.

6- Não pressione!
Enquanto seu filho faz a tarefa você pode até mesmo ler um livro, assim fica ali disponível e dá como exemplo a leitura! O importante é não ficar em cima pressionando e cobrando!
Essas atitudes vão deixar a criança nervosa e dificultar ainda mais o momento.

7- Descanços!
Se ver que a criança está agitada, desconcentrada, proponha um descanso de 10 minutos, tomem água e voltem!
(Evite ligar a TV ou outros aparelhos eletrônicos nesse descanso)

8- Atente-se as dificuldades!
Veja o pequeno tem dificuldade com os números, com a coordenação motora ou com alguma outra parte do que está tentando fazer e proponha brincadeiras que trabalhem isso de forma mais lúdica!
Aproveito para indicar aos pais que praticam home School ou que querem incentivar os filhos de uma forma lúdica que leiam o blog da querida Adriana!
Lá tem um montão de atividades para ajudar a tornar a fase de alfabetização e apredizagem mais leve e divertida:
Um dos posts que pode ajudar bastante é este aqui>> Ajudando a Alfabetização em casa.

9- Que tal deixar seu filho falar?
Tente ouvir mais e falar menos! As vezes a criança precisa se expressar, explicar o que sente e suas dificuldades ou apenas comemorar suas conquistas e nós sem perceber podamos isso! É importante sempre darmos espaço para que os pequenos se expressem!

10- Esta dica é para um momento em que a criança vá assitir TV! 
Que tal usar o tempo que os pequenos tem em contato com a tecnologia como seu aliado?
Existem vários desenhos que ensinam as letras, números e eles podem ser uma forma de facilitar a memorização e aprendizado dos pequeninos!
Alguns destes desenhos são: 
Umizoomi podem ajudar com a matemática.
Dora Aventureira é uma ótima para incentivar o ensino bilingue.

A casa do Mickey ensina formas, cores e aumenta o vocabulário.


Espero que as dicas ajudem por ai! Por aqui elas facilitaram nossa vida afinal chega de ter medo da lição de casa né?

Deixo aqui uma frase de Piaget para que reflitam: 
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
Este é segundo post que fiz sobre o tema, mas vem mais por aqui!
Assine a nossa newsletter na coluna ali do lado direito>>> e receba em primeira mão quando algo for postado! 
Siga o instagram @namiradamamae e a fanpage: www.facebook.com/namiradamamae e acompanhe nossas aventuras e dia-a-dia!

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo