Talline Sapatilhas
Uncategorized

Segurança no automóvel (Bebe conforto, Cadeirinha, booster)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Imagem DAQUI


Galera, aqui chegou (na verdade passou ) a hora de trocar o bebê conforto por uma cadeirinha de segurança.
E aí que vem a dúvida, qual? como?
Vamos pesquisar!

Eu achei um texto muito simples, prático e explicativo e quero compartilhar com vocês!


Para facilitar, a lei brasileira sobre cadeirinhas especifica uma idade para cada tipo de cadeirinha: 

• 0 a 1 ano: bebê-conforto ou poltrona virada para trás 
• 1 a 4 anos: poltrona virada para a frente do carro 
• 4 a 7 anos e meio: booster preso no cinto de três pontos do carro 

Mas, em termos de segurança, o que vale mesmo é a altura e o peso da criança de acordo com o que cada fabricante especifica no manual de uso. Siga as seguintes regras: 

– Quanto mais tempo a criança demorar para “avançar” de equipamento, melhor. 

– Guarde o manual da cadeirinha com cuidado ou anote o peso e a altura máximas que ele permite. 

Na hora de escolher a cadeirinha, consulte os manuais (muitas vezes disponíveis nos sites dos fabricantes) para ver qual equipamento tem maior durabilidade. Quanto maiores os limites, melhor, porque a cadeirinha vai durar mais tempo. 

Quando trocar do bebê-conforto para a poltrona?

A lei diz que você precisa trocar de cadeirinha quando ele fizer 1 ano, mas na verdade você só precisa trocar o bebê-conforto quando: 

• Seu filho passar do limite de altura previsto no manual do bebê-conforto 
ou 
• Seu filho passar do limite de peso previsto no manual do bebê-conforto 

Pode ser que seu filho ultrapasse o limite antes de completar 1 ano. Caso isso ocorra, você vai ter de trocar o bebê-conforto por uma poltrona reversível que possa ser instalada de costas para o movimento do carro e depois invertida. 


Quando virar a poltrona do carro para a frente?

Bebês de menos de 1 ano não podem viajar em poltronas ou bebês-conforto virados para a frente, seja pela lei brasileira, seja pelas normas de segurança. 

Bebês-confortos são feitos somente para andar virados para trás. Quanto às poltronas reversíveis, não tenha pressa de virá-la para a frente. Seu filho já está acostumado a andar virado para trás, e o pescoço dele fica bem mais protegido dessa maneira, em caso de acidente ou freada. 

Você deve virar a poltrona para a frente quando: 

• Seu filho passar do limite de altura previsto no manual da poltrona para posicionamento de costas 
ou 
• Seu filho passar do limite de peso previsto no manual da poltrona para posicionamento de costas 


Quando trocar a cadeirinha pelo booster?

A lei brasileira fala em booster, ou assento de elevação, a partir dos 4 anos de idade. Mas não é preciso ter pressa para fazer a transição. Deixe para transferir seu filho da cadeirinha para o booster só quando ele não couber mais na cadeirinha. 

Você deve aposentar a cadeirinha quando: 

• Seu filho passar do limite de altura previsto no manual da cadeirinha 
ou 
• Seu filho passar do limite de peso previsto no manual da cadeirinha 
ou 
• A saída mais alta do cinto interno da cadeirinha estiver abaixo do ombro do seu filho 

Lembre-se de que o booster só é seguro se usado com o cinto de três pontos no carro. Caso você considere seu filho muito pequeno ou muito imaturo para ficar sentadinho no booster, procure uma poltrona que tenha limites bem amplos de uso e que depois se transforme em assento de elevação. 


Quando abandonar o booster de vez?

A lei brasileira exige o uso de booster até 7 anos e meio, mas especialistas nacionais e internacionais recomendam que a criança use o assento de elevação até atingir 1,45 m de altura, independentemente do peso. 

A partir de 1,45 m, a criança pode usar o cinto de três pontos do banco traseiro do carro. O Contran determina que crianças de até 10 anos só viajem no banco de trás dos carros. “O banco traseiro é sempre mais seguro, até para o adulto”, afirma Jaqueline Soares Magalhães, da ONG Criança Segura. 

Por isso, você não precisa “promover” a criança para o banco da frente assim que ela completar 10 anos. Nos EUA, por exemplo, a idade mínima para viajar no banco da frente é 12 anos, e especialistas chegam a recomendar que só andem no banco da frente adolescentes a partir de 16 anos. 

Fonte:
http://brasil.babycenter.com/x5400100/quando-trocar-de-tipo-de-cadeirinha-de-carro#ixzz2hdedNCwP

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo