Talline Sapatilhas
Uncategorized

Soneca da tarde! Até quando é necessário?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×


Por aqui a soneca da tarde sempre foi sagrada, e não falhava nunca. Há algum tempo ela começou e ser empurrada até o final da tarde, o que para mim era ruim, afinal o sono da noite era empurrado e acabávamos todos exaustos! E de repente a tal soneca começou a ser deixada de lado, um dia acontece, no outro não!

Além do meu cansaço e da correria que é pra conseguir tomar banho, responder e-mails ou fazer qualquer outra coisa sem a soneca da tarde, que era minha folga, eu me preocupo com a importância que isso tem para a Fernanda!


Há muito tempo atrás recebi um texto que falava justamente disso, mas na época esse assunto não me chamou atenção, pois aqui era sagrado dormir a tarde, hoje, quando comecei a pensar no assunto, me lembrei do texto e fui busca-lo.
Quero compartilhar com vocês:

“Se dependesse dos nossos filhos, eles nunca iriam querer dormir – dia ou noite – só dormiriam quando caissem no chão de cansaço.Deixar que o seu filho “decida” se é hora de parar de dormir no meio do dia ou não é o mesmo que deixa-lo escolher se ele deve jantar um pirulito ou um prato de sopa, o piirulito sempre venceria né? Pois é, o seu filho muito provavelmente também iria sempre escolher ficar acordado ao invés de dormir. O que faz com que esta decisão seja inteiramente dos pais.Cerca de 85% das crianças de 2 anos, 65% das de 3 anos, 25% das de 4 anos e 15% das de 5 anos tiram uma soneca quase todos os dias.Crianças geralmente estão prontas para deixarem de tirar sonecas entre 3 e 5 anos, se eles dormem um número de horas adequado durante a noite. Apesar das estatísticas, se teu filho precisa de uma soneca ela se encontrará na categoria de 100%: 100% das crianças que precisam de soneca devem tirar uma soneca.Mesmo que seu filho fique bem o dia todo sem soneca, novas pesquisas mostram que sonecas (ou pelo menos um período de descanso diário) continua sendo benéfico pelo resto de nossas vidas.Se seu filho está na categoria de “precisa de uma soneca” então eu recomendo que você faça tudo que puder para preservar esse sono diário. Se você souber o que procurar, você saberá dizer se o seu filho precisa de soneca. Veja essa lista:Sinais que seu filho ainda precisa de uma soneca diária:• Responde positivamente ou de modo neutro quando é hora da soneca e pega no sono facilmente.• Geralmente dorme por 1 hora ou mais.• Acorda de manhã com bom humor, mas vai ficando irritado e ranzinza conforme as horas passam.• Demonstra piora na coordenação conforme o dia vai passando- não consegue mais montar um quebra cabeça, cai com mais frequência, ou vai ficando desajeitado.• No final do dia fica ligadão e hiperativo e não se acalma facilmente.• Pega no sono rapidamente toda vez que entra no carro ou quando assiste TV.• Tem dificuldade em acordar de manhã, ou acorda ranzinza.Sinais que seu filho não precisa mais de soneca (mas ainda se beneficiará de um período de descanso diário):• Sua personalidade é consistente de manhã até a noite.• Aprende novas coisas facilmente e consegue prestar atenção por um determinado tempo que seja apropriado para sua idade.• Vai para cama num horário razoável e dorme bem a noite toda.• Quando é colocado na cama para soneca raramente pega no sono.• Nos dias que tira soneca leva um longo tempo para dormir a noite, ou vai para a cama muito mais tarde que o usual.• Geralmente acorda sozinho e com bom humor pela manhã.• Dorme um número de horas adequado para idade quase todas as noites.Lidando com a transiçãoAs crianças não eliminam a soneca de uma hora para outra. Provavelmente haverá um período de transição de vários meses (até meio ano!) quando seu filho precisará de sonecas alguns dias, mas fica bem outros dias sem.”Tradução: Andreia MortensenTradução do livro ‘The No-Cry Nap Solution‘ de Elizabeth Pantley


Portanto, por aqui estamos em fase de transição, alguns dias com a soneca e outros sem!
Eu vou respeitar, não exijo que durma quando não quer dormir e respeito (e amo muito) quando a soneca acontece! A Fernanda dorme bem a noite! Geralmente dorme as 22 hrs e acorda as 9 hrs do dia seguinte! Ou seja dorme 11 horas à noite e geralmente a soneca dura de uma hora à uma hora e meia, o que totalizam 12 horas e está dentro do indicado para a idade dela.

E por aí?
Como funciona a soneca da tarde? Ainda acontece?

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo