Talline Sapatilhas
Uncategorized

Não Compartilhe, Denuncie!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Você sabia que a cada compartilhamento que faz nas redes sociais está espalhando mais uma informação?
Isso parece óbvio, mas pode ser confuso!

Toda vez que você compartilha um video ou imagem na internet, você está expondo a pessoa que está ali, seja para o lado bom, ou para ruim!
Vou explicar:

Se você vê um vídeo com alguém abusando sexualmente de uma criança, você compartilha na intenção de ajudar que o criminoso seja encontrado e preso, correto?
Mas não é isso que você ajuda! Você colabora para que essa criança seja exposta para mais e mais pessoas e que lá na frente seja até motivo de Builling, visto que o vídeo estará nos quatro cantos do mundo com sua imagem! Ou pior ainda, esse mesmo vídeo pode ser utilizado por outro pedófilo!

Para de fato ajudar essa criança, você deveria denunciar o vídeo, assim um órgão competente iria analisá-lo e investigar a origem dele! E assim  poderiam chegar ao criminoso. Simples, fácil, sem expor a criança em milhares de perfis do Facebook, ou páginas da internet.
Isso pode e deve ser feito em diversas ocasiões!

Consultamos quais tipos de crimes virtuais podem ser denunciados e a lista é essa:
  • Pornografia Infantil (Pedofilia on-line)
  • Racismo, Xenofobia e Intolerância religiosa
  • Neonazismo
  • Apologia e Incitação a crimes contra a Vida
  • Homofobia
  • Apologia e Incitação a práticas cruéis contra animais

Você deve estar pensando que tem que ir à uma delegacia, fazer um boletim de ocorrência, mas é muito mais simples!
Hoje em dia a internet pode ser usada para tudo, tanto para o mal quanto para o bem! E fazer denúncias online é um dos benefícios que podemos exaltar!

A SaferNet Brasil é uma entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet.
Em 9 anos, a SaferNet Brasil recebeu e processou 3.606.419 denúncias anônimas envolvendo 585.778 páginas (URLs) distintas (das quais 163.269 foram removidas) escritas em 9 idiomas e hospedadas em 72.739 hosts diferentes, conectados à Internet através de 41.354 números IPs distintos, atribuídos para 96 países em 5 continentes. As denúncias foram registradas pela população através dos 7 hotlines brasileiros que integram a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. 

Se você ainda prefere ir pessoalmente fazer sua denúncia, existem delegacias especializadas em crimes cibernéticos, você pode achar uma próxima de você, clicando >>aqui<<

Levando em consideração todas essas informações, eu e a Débora do Blog A Mãe Coruja, cansamos de ver vídeos sensacionalísticos em nossas timelines e resolvemos criar uma campanha através dos nossos blogs e nas redes socais, incitando as pessoas a não compartilharem vídeos e imagens assim e sim a denunciarem para que o caso realmente seja investigado.
A campanha é entitulada “Não Compartilhe, Denuncie!” E convida você a fazer parte desta corrente que vai evitar mais exposição dos inocentes e pode trazer mais resultados.

Eu convido você que está lendo esse post e que também não acha legal esse monte de vídeos com imagens fortíssimas sendo compartilhados por aí a entrar na dança e postar uma foto (pode ser a da campanha no top deste post, ou uma feita por você) usar a Hashtag #NãoCompartilheDenuncie e espalhar este assunto por aí!

As amigas blogueiras sintam-se à vontade para fazer parte do movimento em seus blogs além das redes sociais.
Obrigada antecipadamente à todos que aderirem a causa e um beijo.

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo