Talline Sapatilhas
Uncategorized

Hidroginástica na gestação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×


Você sabia que durante a gestação também podemos e devemos praticar exercícios físicos.
Alguns esportes não são indicados. mais existem outros que podem até ajudar durante este período. Este é o caso da hidroginástica.

Quando estamos grávidas nosso organismo passa por diversas modificações anatômicas e a parede abdominal é a primeira a ser alterada. A cintura pélvica aumenta em torno de 60% sua mobilidade e o quadril também aumenta para ter tamanho para abrigar o bebê.
O diafragma passa a ser comprimido devido ao útero que está maior o que dificulta a respiração, o estômago tem seu eixo alterado o que dificulta a digestão, isso tudo entre outras tantas mudanças.

Se a mulher se exercitava antes de gestação e mantém a prática de exercícios físicos a tendência é ganhar menos peso e suportarem melhor as exigências físicas de um parto normal.

Outra alteração é a da atividade cardiovascular que durante a gestação fica mais alta. A pratica de exercícios físicos reduz essa demanda cardiovasculas, a frequência cardíaca e a pressão arterial e aumenta o volume de sangue circulante, a capacidade de oxigenação e reduz a incidência de diabetes gestacional.

A hidroginástica pode ser o exercício perfeito para a gestante, por meio dela a gestante poderá diminuir as diversas dores de origem musculoesquelética, fortifica seus musculos, melhora sua postura, ce tem aumento do gasto energético o que será fundamental no controle do ganho de peso, além de tudo isso ela não tem impactos maiores por ser feita dentro d’agua.

Os benefícios atingem também a esfera emocional, aumentando sua autoconfiança e auto-estima, além de proporcionar a sensação de bem estar em virtude da elevação da produção de neurotransmissores como a seretonina e beta-endorfina. Além disso a hidroginástica acaba fortalecendo o sistema imunológico. 

E importante a autorização médica para a prática de qualquer exercício durante a gravidez, mas geralmente após os 3 meses de gestação a prática da hidroginástica já está liberada. A gestante poderá praticar a hidroginástica durante toda a sua gestação, salvo se a recomendação médica a impedir, como é o caso de gravidez de risco. Poderá também, após o resguardo, voltar a praticá-la, iniciando de modo suave e aumentando gradativamente os exercícios, para que volte rapidamente ao peso e forma que tinha antes da gravidez.

Tags

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo