Talline Sapatilhas
Uncategorized

Como preparar pipoca saudável no microondas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Apesar de parecer um salgadinho comum, a pipoca possui muitas vantagens sobre chips e batatinhas fritas. A nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Ligia dos Santos, explica:

“A pipoca é um cereal integral, porque não passa por processos de refinação. Ela auxilia no controle de peso, na melhora do funcionamento intestinal e na redução no risco de doenças cardiovasculares e diabetes.

Ela também contém antioxidantes que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres, possui vitaminas E, B1,B2 e minerais como sódio, iodo, ferro, selênio e fósforo.”


Mas a nutricionista avisa: é preciso tomar cuidado no preparo do cereal.  A adição de gordura e açúcares aumentam as calorias, e o excesso de sal aumenta o risco de hipertensão, interferindo nos benefícios.

Para não cometer excessos, recomenda-se uma xícara de 25 gramas de pipoca como lanche da manhã ou da tarde, porém em ocasiões especiais, como assistir a copa do mundo, 100 gramas é uma boa quantidade, e supre 13% do consumo ideal de polifenóis.

Evite pipocas de micro-ondas, os preparados prontos contêm gordura e sódio. Se for utilizar prefira a versão light.

Ligia também explica que pipoca estourada com manteiga ou margarina satura a gordura mais rápido devido ao aquecimento, e provoca o aumento do colesterol LDL (ruim) e redução do colesterol HDL (bom). Nesses casos, prefira estourar a pipoca com óleo.

Para preparar uma pipoca completamente saudável, utilize a receita abaixo, que estoura os grãos utilizando apenas água:
Pipoca de microondas sem óleo

    1/2 xícara de milho para pipoca
    1/2 xícara de água
    pitada de sal
Modo de Preparo

Em um refratário próprio para microondas, junte o milho, água e sal, tampe com tampa própria para microondas ou cubra com um papel filme. Coloque na potência alta por mais ou menos 15 minutos, até que estourem todas as pipocas. 


Fonte: Ligia Dos Santos, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo