Talline Sapatilhas
Uncategorized

Estou grávida, e agora? (Post 2: Os sintomas da gestação)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

É só ficar grávida que Puft! um monte de coisas muda na vida da gente!
Um delas são os sintomas da gravidez que passam a fazer parte do nosso dia-a-dia.
Alguns são deliciosos outros nem tanto! Você sabe quais são esses sintomas?

1 – Atraso da menstruação
Este é muitas vezes o primeiro sintoma que aparece. Através deste sintoma a mulher começa a desconfiar da gestação e é geralmente depois de duas semanas do atraso que os outros sintomas começam a chegar!
Porém, esta é a regra e para toda regra temos a exceção. Algumas mulheres têm o ciclo ovulatório irregular, dificultando a identificação da gravidez, já que nesses casos é comum a menstruação atrasar até dois meses. O importante é não confundir a menstruação com o nidaço: “É o sangramento escuro devido à fixação do embrião no útero, o que pode romper alguns vasinhos e levar a um pequeno sangramento muitas vezes confundido com a menstruação”, explica o especialista.

2 – Náusea e enjoo
Devido à elevação do hormônio Beta HCG estes são sintomas comuns, que atingem seu pico em torno de 10 semanas de gestação  acontecem geralm,ente pela manhã.

3 – Inchaço das mamas e do corpo
O inchaço dos seios é uma das mudança mais visíveis: as mamas ficam mais sensíveis ao toque, doloridas ou inchadas. Já o edema no restante do corpo tende a ser mais evidente a partir do segundo trimestre de gestação, ou seja, você já vai saber que está grávida há algum tempo.

4 – Dor de cabeça
Pode acontecer devido ao aumento repentino de progesterona no corpo da mulher e costuma acontecer logo nas primeiras semanas mas também não é regra.

5 – Sonolência, cansaço e fadiga
A mulher tem uma sensação de sonolência excessiva e cansaço, que podem começar já na primeira semana de gravidez. “Acontecem devido ao hormônio Beta HCG e à progesterona. Além disso, pode haver uma queda da pressão arterial levando a esses sintomas”, explica Domingos Mantelli Filho.

6 – Dor nas costas
É comum ter dor nas costas ao longo de toda a gravidez. As dores são mais intensas principalmente no final da gestação devido ao peso da barriga e à mudança de postura da gestante.

7 – Escurecimento das aréolas
Acontece por causa do aumento de células pigmentares na aréola por ação dos hormônios. Esse escurecimento da pele dos mamilos é mais comum a partir do segundo trimestre de gestação.

8 – Vontades constantes de urinar
No início, ocorre pela ação dos hormônios da gravidez, cerca de seis a oito semanas após a concepção. Em seguida, mais próximo ao final da gravidez, a urina frequente vai acontecer por causa da compressão da bexiga pelo útero, que estará bem maior nessa fase.

9 – Alterações no paladar e olfato
É daí que vem os “desejos de grávida”. “Ocorre o que chamamos de perversão olfativa e gustativa devido ao aumento dessas mucosas por ação hormonal. É muito comum gostar de coisas que não gostava e a não tolerar algo que adorava”, reforça o especialista.

10 – Prisão de ventre
É causada por influência dos hormônios da gestação que diminuem o peristaltismo intestinal, ou seja, o movimento que o intestino faz para empurrar o alimento pelo tubo digestivo. Com a redução desses movimentos, as fezes têm menor absorção de água passando a ficar mais ressecadas e dificultando sua expulsão. São mais frequentes no segundo e terceiro trimestre de gestação. (No meu caso aconteceu o contrário, eu sempre sofri com prisão de ventre e na gestação foi tudo chuchu beleza).

Site da Fonte: gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Primeiros-sintomas-de-gravidez–dez-sinais-de-que-voce-esta-gravida.shtml

Veja os outros posts da série: Estou grávida, e agora?
Confirmação e teste de gravidez:
https://www.namiradamamae.com.br/2014/05/estou-gravida-teste-de-gravidez.html

Como dar a notícia:
https://www.namiradamamae.com.br/2014/05/estou-gravida-e-agora-como-dar-a-noticia.html

Exames:
https://www.namiradamamae.com.br/2014/05/estou-gravida-e-agora-exames.html

Enxoval:
https://www.namiradamamae.com.br/2014/05/estou-gravida-e-agora-enxoval.html

Tipos de parto:
https://www.namiradamamae.com.br/2014/06/estou-gravida-e-agora–tipos-de-parto.html

Quarto:
https://www.namiradamamae.com.br/2014/06/estou-gravida-e-agora-o-quarto.html

Mala da Maternidade:
https://www.namiradamamae.com.br/2014/06/estou-gravida-e-agora-mala-da.html

Auto-Estima na Gestação:

https://www.namiradamamae.com.br/2014/06/estou-gravida-e-agora-auto-estima-na-gestacao.html


Tags

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo