Talline Sapatilhas
Uncategorized

A chegada do primeiro filho – Planejamento Financeiro

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
(Imagem DAQUI)

Ter o primeiro filho é incrível. Além de tudo ser novo, é uma experiência única na vida! Por isso mesmo, é uma decisão que deve ser tomada com cautela e muito planejamento. 
Nós, da Cenize, gostaríamos de te dar algumas dicas para elaborar um planejamento financeiro real e eficiente.


Primeiramente, analise quanto você ganha, quais serão os seus gastos e no que você conseguirá economizar. Não omita nada, nem use a desculpa de que “foi só nesse mês” porque todo mês existe um gasto que foi “só naquele mês”, portanto, uma verba para imprevistos é sempre bem-vinda, ainda mais quando temos crianças. 

Coloque todos os seus gastos atuais em uma planilha: aluguel, condomínio, transporte, energia, alimentação, etc. Se você não tem muita habilidade com planilhas, sugerimos que você procure um modelo pronto na internet. (E, se preferir, conheça as planilhas de planejamento financeiro pessoal da Cenize, nas versões free e paga (essa última como mais funcionalidades)). 

Depois disso, faça as contas de quanto custa ter um filho. Para isso, faça outra planilha e coloque os gastos iniciais como o custo do parto, maternidade, decoração do quarto, itens básicos e até gastos com chá de bebê, caso opte por fazer um. 
Pesquise o preço de fralda, convênio, creche ou escolinha, enfim, tudo que você irá precisar no primeiro ano de vida.  Coloque tudo mesmo, até aquilo que parece se um valor “bobo”.  Faça as contas e veja se você poderia bancar isso tudo, a vida dessa criança será sua responsabilidade para sempre. 

É sempre bom lembrar que esse planejamento financeiro deve ser estimado conforme a sua realidade. Você não vai escolher a escolinha que custa o dobro do seu salário, certo? Todos sabemos que ter filho não é barato, mas a ideia aqui não é te fazer desistir de ser pai ou mãe, mas, sim, te ajudar a se preparar da melhor forma possível para oferecer uma vida boa ao seu filho, dentro da sua realidade, e com muito amor! 

Cenize

Este texto foi escrito por um parceiro do Blog que confia em nosso trabalho e todas as informações e fontes foram enviadas pela Cenize.

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo