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Alimentação saudável para crianças menores de 2 anos (Parte 2 – Introdução Alimentar)

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Os dez passos para uma alimentação saudável para crianças menores de 2 anos, segundo o Ministério da Saúde:
Por Ana Claudia Godoy, nutricionista!

PASSO 2 – Ao completar 6 meses, introduzir  de forma lenta e gradual outros  alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

Mamãe para que o bebê continue crescendo bem, a partir dos seis meses, ele necessita receber outros alimentos além do leite materno.

Orientações importantes para as mamães:

•A introdução dos alimentos complementares deve ser lenta e gradual, a criança tende arejeitar as primeiras ofertas do(s) alimentos(s), pois tudo é novo: a colher, a consistência e o sabor.

•A alimentação complementa o leite materno e não substitui.

•Há crianças que se adaptam facilmente e aceitam muito bem os novos alimentos. Outras precisam de mais tempo, não devendo esse fato ser motivo de ansiedade e angústia para as mães. No início da introdução dos alimentos, a quantidade que a criança ingere pode ser pequena. Após a refeição, se a criança demonstrar sinais de fome poderá ser amamentada.

•A partir da introdução dos alimentos complementares é importante oferecer água à criança, a mais limpa possível (tratada, filtrada e fervida).

Introdução dos alimentos complementares de acordo com a idade e tipo de alimento

Até completar 6 meses          Aleitamento materno exclusivo

Ao completar 6 meses          Leite Materno, papa de fruta*, papa salgada*

Ao completar 7 meses          Segunda papa salgada*

Ao completar 8 meses          Gradativamente passar para a alimentação da família

Ao completar 12 meses        Comida da família
Fonte: Adaptação da Sociedade Brasileira de Pediatria (2006)

*Papa de fruta: A expressão “papa de fruta” tem como objetivo salientar a consistência com que deve ser oferecido esse alimento, ou seja, amassado ou raspado.

*Papa Salgada:  É importante salientar que o objetivo do uso do termo “salgada” não é ao entendimento de que a papa tenha muito sal. Expressões como “papa de vegetais com carne” ou outra que dê idéia de consistência (de purê) também podem ser empregadas para melhor entendimento.

ATUALIZAÇÃO:
Links dos outros passos!

1 Amamentação:
https://www.namiradamamae.com.br/2013/09/alimentacao-saudavel-para-criancas.html

3, 4 e 5 Alimentos complementares: https://www.namiradamamae.com.br/2013/09/alimentacao-para-criancas-menores-de-2.html

https://www.namiradamamae.com.br/2013/09/alimentacao-infantil-ate-2-anos-parte-4.html

6, 7 e 8 Alimentação Variada e consumo de açucares:
https://www.namiradamamae.com.br/2013/09/alimentacao-infantil-ate-os-2-anos.html

9 e 10 Higiene e incentivo a alimentação da criança doente:
https://www.namiradamamae.com.br/2013/09/alimentacao-infantil-ate-os-2-anos_23.html

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

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