Amamentação

Peito Murcho! Será meu leite secando?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Meu peito está murcho! Será meu leite secando?

Para algumas mamães amamentar pode ser a tarefa mais difícil da maternidade! Surgem tantas dúvidas, tantos medos! Para algumas ainda vem a dor e a insegurança.

Uma das dúvidas mais frequentes sobre amamentação é sobre a produção de leite:
Como funciona? Como estimular? E chega a dar desespero em algumas mamães quando a produção de leite vai estabilizando.

Calma! Não é porque seu seio parou de ficar super cheio e vazando que seu leite está secando!
Vamos falar sobre isso?

A primeira coisa que eu quero destacar é que a amamentação depende muito do estímulo. A produção de leite só acontece quando existe o estímulo frequente para isso. Ou seja precisa de sucção!
Se seu bebê por algum motivo (seja seio rachado ou porque ele é prematuro extremo) não consegue mamar, continue estimulando! Tire com a bomba extratora!

Eu sei, que, muitas pessoas realmente não conseguem, por algum motivo, amamentar, não é tão simples! Não posso dizer que é só estimular e pronto! Mas existem vários mitos que fazem muitas mães desistirem antes do que deveriam.

-Genética: Se sua mãe não conseguiu, calma, seu corpo é diferente e você pode conseguir.
-Rachaduras: Dói, dói muito, mas se você tiver força de vontade, isso não vai interromper a amamentação.
-Bico invertido: Antigamente isso era tido como causa para não amamentar. Hoje ja não é mais. O bebê consegue mamar sim! E existem formas de estimular o mamilo a “sair” antes do parto!
-Cirurgia de redução de mama: POde prejudicar mas isso não é 100% certo.
Enfim…são várias questões e podemos falar sobre cada uma delas em outra oportunidade, hoje o foco é a diminuição do leite!

Leite não seca do dia para a noite! Isso é fato!

Aquela velha história de que fulana levou um susto e o leite secou, não é verdade!
(o susto pode causar um trauma e ai sim, o nervoso continuo influenciar).
Novamente eu digo que o peito precisa de estímulo pra produzir!

Para que a produção seja adequeda a mãe deve estar bem hidratada (Agua e mais agua ajuda muito na produção de leite), tranquila e bem nutrida.
Se você se alimenta bem, está se hidratando para repor a agua que seu corpo usa para produzir o leite e está tranquila, e tem um bebê que mama, a chance do seu leite secar é quase zero.
Algumas mães optam por intercalar o peito com mamadeira e dão chupeta para o bebê, isso pode sim diminuir e até zerar sua produçã de leite. A sucção que o bebê faria no peito, ela passará a fazer na mamadeira e na chupeta, deixando de estimular a produção.

Então Geisa, você está afirmando que mamadeira e chupeta causam desmame?
SIM! ESTOU!

Claro, que existem casos que conseguiram conciliar tudo e a amamentação continuou…mas na grande maioria mamadeira e chupeta são sim causadoras de desmame.
Mas fique calma! Se você está percebendo sua produção diminuir você pode mudar o quadro. Coloque seu bebezinho pra mamar mais vezes, se for necessário use a bomba para estimular e logo tudo vai voltando ao normal.

MEU PEITO ESTA MURCHO, ENTAO MEU LEITE ESTA SECANDO?
Chegamos onde eu queria!
A resposta para esta pergunta é: DEPENDE!

Se seu bebê não está ganhando peso e chora muito, possivelmente seu leite está sim secando!
Lembre-se: NÃO EXISTE LEITE FRACO! Então a queda na produção pode ser a causa da fome… mas se tem leite, ele é bom e capaz de nutrir seu bebê. Você só precisa produzir mais.

Mas se seu bebê ganha peso e não chora de fome, apesar do seio murcho, tem leite o suficiente para ele!

PEITO NÃO É ESTOQUE, É FÁBRICA!
A maioria do leite é produzida enquanto o bebê mama! Ou seja, quanto mais ele sugar, mais leitinho ele terá!

Por volta dos 3 meses (para algumas mulheres antes, para outras depois), a produção de leite se adequa as demandas do seu bebê! Ou seja, aquele seio cheio, duro de leite, raramente voltará a dar as caras.
Essa sensação de peito vazio pdoe vir, também, aos 6 meses, quando o bebê começa a consumir outros alimentos. Mas camlma, é o seu corpo mais uma vez se adaptando a demanda do bebê.

Então, se a pega do seu bebê está correta e ele suga direitinho! Se ele mama sempre que tem fome… o peito murcho é só sinal de sua produção se adaptou.

Por aqui, com 1 mês de mamá da Camille a produção parece estar se adequando! Nada de seios vazando!
Da Fernanda levou mais tempo, pois tinha dias que ela mamava simplesmente o dia todo e em outros mamava menos.. ai demorou mais, isso contece por volta dos 4 meses.

É isso! Amamentação é um tema que dá para falar muita coisa, então, aos poucos vamos compartilhando sobre isso!

 

LEIA MAIS SOBRE AMAMENTAÇÃO CLICANDO AQUI

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo