A MinhaLigthbox é um produto feito com exclusividade que vai deixar seu ambiente ainda mais perfeito!!
Recém Nascido Variedades

Ensaio Newborn – Tudo que você precisa saber!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Quando nasce um bebezinho, cheio de fofura e encanto, os pais querem registrar tudo e ultimamente o Ensaio Newborn tem sido uma das formas mais lindas de registro do recém nascido.
Você sabe o que rola por trás desses ensaios? Sabe que a escolha do profissional é fundamental?
Separei algumas informações e queria compartilhar com vocês!

Quando eu estava grávida da Fernanda, fiz nosso ensaio gestante com a Ju, prima do Erick que é fotógrafa e durante o ensaio ela me falou do newborn, que na época não era essa febre que é hoje e eu disse que morria de medo, que parecia que reviravam o bebê (coisa de mãe de primeira viagem).
A Ju nos deu de presente o ensaio e disse que se eu achasse que a Fefê estava sofrendo a gente parava e não tirava mais fotos. A Fefê nasceu e lá fomos nós com 8 dias fazer o ensaio! Gente, que coisa mais linda! Amo as fotos e não teve sofrimento nenhum, pelo contrário, vi que é um super trabalho, que envolve mais que um fotografo, envolve técnicas especiais e muita dedicação.

Agora que a Camille está chegando, óbvio que eu fui pesquisar fotografos, preços e etc. (A Ju que fez o da Fefê não mora mais no Brasil). Dito isso, vamos lá ver tudo que eu descobri nas minhas pesquisas! Nas minhas andanças pela internet encontrei o site da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém Nascidos) e todas as informações que vocês vão ler a seguir vem de lá! 

  • O que é a fotografia newborn?
    É um estilo de fotografia muito popular nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Austrália (é ainda novo no território brasileiro). A modalidade é destinada apenas a fotógrafos devidamente treinados para este serviço.
    A prática consiste em uma sessão de fotos na qual a criança é fotografada no seu primeiro mês de vida, sendo que o conforto e a segurança do bebê devem ser as prioridades do fotógrafo. Os ensaios podem ser realizados em estúdios devidamente preparados para receber estes pequenos clientes ou na própria residência da família.
    Uma das características deste tipo de ensaio é fotografá-lo em seus primeiros dias de vida. Os registros são feitos sem roupinhas ou com acessórios próprios para recém-nascidos. É necessário também que o bebê esteja em sono profundo, para permanecer nas poses e passar a tranquilidade do momento nas imagens.
    Os fotógrafos geralmente se equipam com cestas, mantas, gorrinhos, chapéus e laços. Estes acessórios fazem parte do cenário das imagens e precisam estar devidamente higienizados.
    Existe também o estilo Lifestyle, que está se popularizando no Brasil agora, e consiste em fotografar o recém-nascido em seu próprio ambiente e com suas próprias roupas e acessórios. Como o próprio nome diz, “estilo de vida”, a proposta destes ensaios é capturar o momento da família, o banho, o bebê no seu berço, na cama da mãe, etc. Apesar de ser mais natural e espontâneo também pode envolver poses mais elaboradas, e também requer que o fotógrafo esteja devidamente preparado para lidar com a situação com toda a responsabilidade necessária, sempre visando o conforto e a segurança do bebê.
    Para saber mais sobre as práticas indicadas pela ABFRN clique AQUI 
  • Quando fotografar o bebê?
    Recomenda-se que o agendamento da sessão de fotos no estilo “Newborn” seja feito algumas semanas antes do nascimento, pois o período para o registro das imagens é muito curto. O ideal é a escolha de uma data entre o quinto e 14º dia de vida, quando os bebês são mais maleáveis, apresentam sono profundo e as cólicas ainda não afetam o descanso dos pequeninos.
    Em média, um ensaio dura entre três e quatro horas (ou seja, fujam daqueles ensaios de 30 minutos vendidos em sites de compra coletiva), dependendo do fotógrafo e das pausas do bebê para mamar, trocar as fraldas, etc. Lembramos que esta é uma experiência única e por isso a sessão deve ser realizada sem pressa, no ritmo do bebê.
    No dia das fotos, as atenções precisam estar voltadas totalmente ao precioso cliente. É importante zelar pelo silêncio e pela tranquilidade do ambiente: os recém-nascidos são extremamente sensíveis e captam sinais de nervosismo ou ansiedade, o que pode torná-los estressados e agitados.
    As sessões no estilo “Lifestyle”, onde não há a manipulação do bebê e não é necessário que ele esteja em sono profundo, podem ser realizadas até aproximadamente os 3 meses de idade.
  • Segurança
    Uma das questões mais importantes na fotografia de recém-nascidos é a segurança do bebê. Tudo deve ser feito sempre visando o conforto e bem-estar da criança.
    A temperatura do ambiente deverá estar entre 26 a 30 graus no momento do preparo para a sessão. Essa temperatura precisa ser mantida, sendo variada conforme o bebê sentir calor ou frio.
    O local, os cestos, acessórios e equipamentos devem estar devidamente limpos e as mãos necessitam estar higienizadas constantemente com álcool gel.
    O bebê jamais deverá ser fotografado se o profissional estiver com algum problema de saúde que seja contagioso. Neste caso, orienta-se que a sessão seja remarcada.
    O ponto mais importante em relação à segurança são as posições nas quais a criança é colocada. Os estilos mudam de profissional para profissional, são inúmeras as poses e todas são assistidas, mas algumas delas exigem cuidados especiais. Muitas das poses mais elaboradas são resultadas de uma fusão de imagens. Nestes casos, o trabalho é composto por mais de uma imagem com manipulação de software, no caso, o Adobe Photoshop. Veja no exemplo a seguir como algumas dessas poses devem ser realizadas e exigem este conhecimento do profissional que a está executando.
  • Como escolher o fotógrafo?
    Sabemos que em todo mercado novo, algumas dúvidas rodeiam os pais dos pequenos:
    Você entregaria seu bebê recém-nascido a alguém que não tem prática? Ou a alguém que não se especializou?
    Na fotografia, é natural que cada profissional direcione seu trabalho em uma área, o que desenvolve o olhar e a visão artística sobre o que será registrado.
    O newborn estilo exige um treinamento específico no manuseio dos bebês como: procedimentos de segurança e cuidados especiais durante cada sessão, para que os pais e seus filhos sintam-se à vontade e confiantes durante a mesma, afinal, se o bebê está confortável e relaxado isso aparecerá no resultado das imagens.
    Sempre que você for escolher um fotógrafo, peça para que apresente seu portfólio. Dentro da linha de fotos de recém-nascidos, existem profissionais com diversos estilos. Pesquise bastante para encontrar o profissional com o qual mais se identifique.
    Pergunte por referências e depoimentos de clientes que contrataram os fotógrafos pelos quais você se interessou, sempre se preocupando com a segurança do bebê. O profissional escolhido será responsável por manusear o seu bem mais precioso, portanto a confiança fará com que o trabalho flua com maior tranquilidade.
    Procure saber um pouco sobre a trajetória da carreira do especialista, experiência, cursos realizados, com essas informações você entenderá se ele está realmente apto a fotografar o seu bebê dentro das exigências de segurança.
    Apesar do custo da sessão ser um fator decisivo, procure não se influenciar muito por ele. O custo do ensaio varia de acordo com a região e o fotógrafo. Procure um prestador de serviços qualificado, que faça você ser apaixonar por suas fotos e que ofereça um valor de acordo com seu bolso.

Uma dica que eu acho bacana é seguir esses profissionais nas redes sociais e ficar de olhos nas avaliações e comentários, pois, você sempre vai encontrar Feedbacks de clientes que gostaram ou não do trabalho do profissional.

Se você está na fase de pesquisar profissionais especializados em newborn, visite o site da ABFRN  e veja a lista de profissionais associados.

Por aqui já escolhemos quem vai fotografar a nossa pequena Camille!
Me apaixonei pelo trabalho da Laura Alzueta, o estilo e tudo mais. Passei a acompanha-la nas redes sociais e foi nossa escolha! Volto aqui quando a Cacá nascer para mostrar as fotos pra vocês.

 

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Voltar ao topo