A MinhaLigthbox é um produto feito com exclusividade que vai deixar seu ambiente ainda mais perfeito!!
Uncategorized Variedades

Como tirar RG e CPF do meu filho? Perguntas e Respostas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Antigamente era comum tirarmos documentos básicos como RG e CPF apenas ao atingir os 18 anos, porém, hoje em dia é muito comum que desde pequeninos as crianças tenham RG, CPF e Passaporte.
 
Fernanda já tem RG e CPF e vim compartilhar com vocês como é fácil obter os dois documentos.
 
Tirando que não preciso ficar carregando a certidão de nascimento, que estraga facilmente por ser mais frágil é maior, as vantagens de ter o RG incluem o fato de podermos abrir conta poupança no nome da criança, pode ser usado em vôos nacionais e internacionais dentro do Mercosul e além disso, caso a criança se perca é mais fácil encontrá-la pelas impressões digitais!

Vale ressaltar que o procedimento é bem parecido em todos os estados, mas as informações abaixo referem-se a SP, então se você reside em outro estado, verifique com antecedência se o procedimento é igual.
 

O que fazer primeiro? RG ou CPF?

CPF, assim o número do CPF já sai impresso no RG!
 

CPF – Cadastro de Pessoa Física

 
 
Em alguns estados brasileiros, desde Dezembro de 2015 o CPF já sai na certidão de nascimento, o que facilita a vida, mas como ainda é uma lei que está aos poucos sendo aplicada, saiba que é fácil solicitar para os babys e crianças maiores.

Onde posso tirar o CPF? Qual o valor cobrado?

Você pode realizar o cadastro do CPF em agências do correios, da caixa econômica federal e do banco do brasil, mediante pagamento de uma taxa de aproximadamente R$7,00.
Pela internet, apenas adultos, que já tenham título de eleitor, podem solicitar o cadastro gratuitamente, no site da Receita Federal.

Qual a idade minima para solicitar o documento e quem pode faze-lo?

Não há idade mínima para a inscrição (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos); 
É permitida a inscrição de brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior; e cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez.

Quais documentos são necessários?

Certidão de nascimento do bebê e documento com foto do pai ou mãe ( aquele que for solicitar o documento).

Quanto tempo demora para ficar pronto o CPF?

O número sai na hora e você deverá imprimir o “cartão” pela internet.

RG- Registro Geral ou Carteira de identidade

Onde posso tirar o RG? Qual o valor cobrado?

Cada estado tem sua regra, visto que o Rg tem como responsável por sua emissão o estado. Em SP você pode tirar seu RG no Poupatempo (agende com antecedência.)
A primeira via do RG é gratuita em todo o território nacional.

Qual a idade mínima para tirar o RG?

Desde recém nascido o cidadão já tem direito ao RG e é recomendado que tire o quanto antes.

Quais documentos são necessários?

02 (duas) Fotografias originais iguais e de frente, no tamanho 3×4, colorida; (Em alguns Estados não é necessário que o cidadão leve as fotografias, visto que as mesmas são tiradas no momento do atendimento – diante disso, entre em contato com antecedência e informe-se)
Certidão de Nascimento original e uma (01) cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada) 
CPF – Cadastro de Pessoas Físicas; É opcional, apenas se o interessado desejar que o número do CPF seja registrado no RG.
 
Os menores deverão comparecer ao posto de identificação ou ao Poupatempo acompanhados do responsável legal e munidos dos documentos acima. É obrigatório que o responsável legal esteja portando documento de identificação original.
O responsável legal é o pai ou a mãe, o tutor, o guardião ou acompanhante autorizado pelo juízo da Infância e Juventude.
 
O bebê deve estar junto, pois as impressões digitais serão colhidas. E vale lembrar que algumas crianças tem as impressões digitais pouco nítidas antes dos 3 anos, então pode ser que não consigam colher as digitais, impossibilitando a emissão do RG.
 
RG tem validade?
Na realidade não existe uma lei que regulamente isso, mas alguns órgãos (bancos são um exemplo disso, além de companhias aéreas para vôos nacionais) não aceitam o RG com mais de 5 anos da data de emissão por conta da foto estar desatualizada.
O RG também deve ser renovado caso esteja em más condições de conservação.
 
Quanto tempo demora para ficar pronto o RG?
Em média 15 dias, mas essa informação será oficializada no posto de identificação, visto que, depende muito da demanda!
 
Dica: Para tirar a foto 3×4 dos pequenos, existe um APP chamado foto 3×4, você pode usar um lençol branco como fundo e tirar até achar uma que fique bacana, e só aí manda imprimir.
Afinal nem sempre eles colaboram nessas horas e na cabine de fotos 3×4 pode ser mais complicado. 
 
Viu só como é fácil?
Vale a pena providenciar o quanto antes.
 
 
 
 

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Voltar ao topo