Bebês e Crianças Saúde

Lábio Leporino e Fenda Palatina

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Vocês já devem saber o que é o Lábio Leporino ou Fenda Palatina!

Sabem a diferença entre os dois? E os motivos pelo qual acontecem?
Sabiam que pode ser diagnosticado ainda na gestação?
 
As respostas para estas e outras perguntas estão reunidas neste post!

O que é Lábio Leporino?
É uma divisão no lábio superior, entre a boca e o nariz.
Ocorre porque as duas partes do rosto do bebê não se uniram adequadamente durante a sua formação. O lábio e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses de gestação e depois devem se unir, o que não ocorre corretamente nos casos de lábio leporino!
Existem diferentes tipos de lábio leporino que variam desde uma pequena fenda no lábio superior à total separação nos dois lados do lábio, algumas vezes atingindo até o nariz.
 
O que é Fenda Palatina?
A fenda palatina acontece quando o palato (céu da boca) não se fecha completamente. 
Também apresenta graus bem variados de intensidade, que vão de uma pequena abertura no chamado palato mole à um grau maior que representa quase separação completa do céu da boca.
 
Quais as causas do lábio leporino e/ou fenda palatina?
As causas podem ser desde pré disposição genética (quando alguém na família já tem a patologia) até o comportamento da mãe durante a gestação, pois existem pesquisas que indicam que em casos de mães fumantes ou que fazem uso frequente de algumas medicações ter pré disposição a terem filhos com a lábio leporino ou fenda palatina.
 
Como é diagnosticado?
Alguns casos são descobertos ainda na gestação através de ultrassom 3D ou 4D, outros são descobertos apenas na hora do nascimento.
 
Como é o tratamento?
O mais recomendado é a cirurgia para a reparação do lábio leporino seja feita logo nos primeiros dias de vida do bebê.
Existem cirurgiões que optam por fazer a correção nas primeiras horas do pós-parto caso o bebê seja saudável.
Já na fenda palatina a cirurgia imediatamente após o nascimento não é recomendada e acontece após o primeiro ano de idade, pois envolve estrutura óssea.
 
Quando o bebê é operado, como fica a amamentação?
Na maioria dos casos amamentação pós-cirúrgica é recomendada para que a criança aproveite os benefícios do leite materno. Mas é necessário avaliar cada caso.
 
E se não operar, dá para amamentar uma criança que tenha lábio leporino e fenda palatina?
Crianças nascidas com lábio leporino podem ter mais dificuldade para fazer a “pega” correta o que torna a amamentação mais complicada.
Poré, a maioria dos bebês conseguem mamar no peito. O sucesso depende de ajuda profissional e da mãe que juntos podem encontrar uma posição e/ou forma de a criança conseguir mamar.
O que prova mais uma vez que cada caso é singular.
Já com a fissura palatina, pode ser mais difícil a amamentação. Em crianças que têm uma abertura pequena ou estreita no céu da boca pode ser que amamentação tenha sucesso.
Sobre mamadeiras, pode ser mais fácil mas envolve as mesmas condições. Porém existem mamadeiras especiais, com bicos maiores que “fecham” a fenda, facilitando a sucção.
A criança fica com sequelas? O rosto fica deformado para sempre?
 
Como são os resultados da cirurgia?
A recuperação tende a não ser complicada e os resultados estéticos da cirurgia de correção da fenda labiopalatina estão cada vez melhores. 
Caso durante a primeira cirurgia o resultado não seja tão bom é possível realizar novos procedimentos para melhorar o aspecto estético.
 
O indicado é que os pequenos sejam acompanhados por ortodontistas para monitorar o crescimento do maxilar e dos dentes bem como o funcionamento da boca em geral. 
Para alguns pequenos também é necessário acompanhamento de fonaudiólogo.
 
Sobre a Operação Sorriso
A Operação Sorriso ou Operation Smile, como é conhecida internacionalmente, é uma organização médica não governamental e sem fins lucrativos fundada na cidade de Norfolk, na Virgínia, Estados Unidos, em 1982. A instituição trabalha com crianças que possui lábio leporino, oferecendo a essas crianças cuidados médicos, como a cirurgia reparadora, em todo o mundo. Até à presente data, a Operação Sorriso realizou cirurgias em mais de 140 mil crianças, jovens e adultos em mais de 50 países, entre eles o Brasil. (Wikipédia)
 
Vale a pena seguir a Fanpage da Operação Sorriso

Tags

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo