Uncategorized

Dicas de como fotografar crianças – por Juliana Giusti

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×




 
Não há grandes regras ou poses marcadas quando se trata de fotografar crianças, na realidade as melhores fotos são as mais espontâneas, o grande segredo está em fazer com que tirar essas fotos vire uma grande diversão. É muito importante lembrar que todas as poses e posições para fotos devem acompanhar a evolução do bebe, respeitando sempre o seu limite e principalmente a sua segurança.

Quer algumas dicas de como fotografar os pequenos?

A Juliana Giusti, responsável pelo meu book gestante e pelo Newborn da Fefe, nos deu alguns toques bem legais! Vem ver!




Podemos separar as fotos do primeiro aninho em 3 fases:



Na primeira temos os primeiros meses de vida, as fotos acontecem com os babys 
sempre deitadinhos, vc pode tirar deles acordados fazendo caretas, bocejando e chupando o dedo ou a mão inteira..rsrs..ou pode tirar deles dormindo onde algumas expressões espontâneas como alguns sorrisos acontecem naturalmente e pode coloca-lo de bruços ou de ladinho sem reclamações. Para fotografar seu baby de bruços nessa fase vc tem que ter cuidado com a posição da cabecinha, porque nessa posição vc pode criar o efeito amassadinho em seu rosto e não vai ter uma boa foto. 


Não esqueça de fotografar os detalhes como pezinhos, orelhas e mãozinhas, eles são importantes e muito fofos.


Na segunda fase já temos o bebe mais durinho, ele levanta a cabeça e a sustenta sozinho, de bruços já se apoia em seus braços e logo começa a sentar, a partir daí a mamãe já pode explorar esse lado e tirar lindas fotos dele apoiadinho entre seus brinquedos e sentadinho em vários lugares.



Na terceira fase temos o bebe engatinhando e de pezinho, que significa que logo começa a andar, aqui mamães se preparem, as fotos vão ser lindas mais vão precisar de disposição para registrar tudo isso porque eles não param..rsrs.. sendo assim, aproveitem os balanços e carrinhos para manter-los entretidos e tirar muitas fotos.



Preparei 10 dicas que servem para todas as 3 fases e também para os maiorzinhos, com toda certeza são elas que definirão a qualidade das suas fotos.
1 – Prepare o ambiente, fotografe em ambientes neutros sem muita poluição visual para que o seu baby seja o destaque da foto. Não há problema algum em fotografar dentro de casa, mais antes certifique-se que o que aparecerá no fundo da imagem condiz com o momento, está arrumado e é o que você quer recordar.

2 – Tente fotografar de vários ângulos diferentes, não fique parada sempre no mesmo lugar, mais lembre-se de se manter agachada ou ajoelhada, as melhores fotos são as feitas com vc na altura dos olhos da criança .Quando vc fotografa de cima pra baixo muitas vezes perde a expressão do olhar e causa uma distorção na imagem, tudo o que a lente capta primeiro tende a ficar maior na foto, sendo assim vc gera a imagem de um cabeção.
3 – A luz é um dos grandes segredos para uma foto linda, seja em casa ou na rua evite ambientes escuros, prefira fotos de luz natural ao invés do flash, use o flash apenas em caso de necessidade, se for em casa uma luz de janela por exemplo pode ajudar muito, fotos bem iluminadas são sempre as mais bonitas. Se for fazer fotos externas de preferencia para a luz do começo da manha ou do meio da tarde, o por do sol também rende fotos maravilhosas. A luz das 12hs, é péssima para fotos, causa sombras horríveis no rosto.

4 – Quanto mais natural a foto, mais bonita ela é, as crianças são naturalmente espontâneas aproveite isso, faça brincadeiras, cocegas, cante musicas que vc sabe q causam reações alegres ou apenas deixe ela brincar com seu brinquedo favorito, vc vai conseguir assim registrar momentos, expressões e risadas lindas e naturais do seu filho. Forçar poses e risadas é cansativo e chato para os pequenos. Quando se trata de criança o grande segredo está em fazer tudo ser uma grande brincadeira muito divertida!!! 5 – Fotografe o seu cotidiano, o banho, a papinha, a soneca e aquelas novas expressões que surgem a todo momento são as melhores e mais belas recordações.

(Foto da Fe, tirada por mim!)

6 – Se o seu filho já andar coloque aquela musica que vc sabe que ele vai gostar, dançar e pular, isso rende fotos ótimas!! 7 – Meninas entre os 2 e 3 anos já sabem brincar de ser modelo, adoram elogios e posam como mocinhas pras suas lentes se vc souber fazer disso uma brincadeira. 8 – Se vc estiver com o papai em casa ou alguém que possa ajudar, peça que te fotografe, não faça poses, brinque com seu filho, sorria, agarre ele, faça cócegas, encha ele de carinho e de beijo, olhe nos olhos dele, deixe que ele retribua o carinho naturalmente, faça esse momento ser especial e espontâneo. Vc pode também registrar esses momentos entre seu baby e o papai. Com certeza serão fotos incríveis!!

9 – Tem muitas crianças que não gostam de ser fotografadas, se esse é o caso do seu filho, vc vai precisar de tempo e paciência para que ele se sinta a vontade com a câmera e se solte. Vc pode tirar algumas fotos e mostrar a ele, sempre elogiando, pode também deixar que ele tire uma foto sua para que se familiarize com a câmera. As crianças com mamães que tem costume de tirar muitas fotos desde que nasceram não costumam ter esse problema. 10 – Se o seu baby cansou, é hora de parar e descansar, lembre-se que tudo é feito no tempo deles, não adianta forçar porque não vai sair mais nada de bom disso, criança cansada ou com fome chora ou faz birra, respeite o limite do seu pequeno.

Quem seguir as dicas vem aqui contar pra gente e mostrar o resultado!

Vejam mais fotos da Ju no blog dela: http://julianagiusti.blogspot.com.br/

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo