A MinhaLigthbox é um produto feito com exclusividade que vai deixar seu ambiente ainda mais perfeito!!
Uncategorized

Dicas para evitar contaminação alimentar por Dr. Bactéria

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Costumes corriqueiros e simples podem evitar contaminações alimentares.

O Dr. Bactéria deu dicas de como se manter longe de contaminações, nós anotamos tudo e adaptamos para vocês.

 – NUNCA coma carne crua, como Kibe cru, “bife tartar” (um prato de carne moida crua temperada), aves, sushis e sashimis com peixe cru ou frutos do mar (especialmente ostras cruas e moluscos) se não tiver a certeza de que são de procedência confiável.
– NÃO COMA crua ou mal-passada ovos ou qualquer comida que os contenha como Caesar salada, mousse, alguns pudins, sorvete caseiro e maionese caseira.
– NÃO BEBA leite não pasteurizado.
– EVITE queijos suaves como, Brie, Camembert, Queijo Branco Fresco, Ricota, iogurte caseiro. Se não armazenados corretamente, desenvolvem facilmente bactérias e fungos.
– Tenha certeza que o alimento está bem cozido sem nenhuma área rosa em hambúrgueres, carne, aves ou frutos do mar. 
 – Antes de comer recheios dentro de aves inteiras, esteja certo que a temperatura alcançou  na cocção,  740C.
Cozinhe Completamente:
Use um termômetro para estar certo que os alimentos alcançaram 720C para eliminar alguma bactéria presente. Aves inteiras devem alcançar 820C;  peitos, 770C. Para carnes e aves, não devem apresentar nenhuma  cor e sucos rosas, a cor correta deve ser clara. Os ovos devem ser bem cozidos, tanto a gema quanto a clara e esta deve se apresentar branca.
Manipulação de comida segura:
– COMPRAS. Não compre vasilhas ou jarras de vidro com dentes, rachaduras ou tampas estufadas. Isto pode ser um sinal que o alimento contém microorganismos prejudiciais.
 – ARMAZENAMENTO FRIO. Escolha os alimentos perecíveis como última compra antes da saída do supermercado. Vá diretamente para casa e refrigere ou congele o alimento imediatamente. 
O refrigerador deve atingir 40C e congelador -170C mantenha os alimentos em temperatura segura.
– Estocar enlatados em local fresco, seco, para uso dentro de um ano.
– DESCONGELAMENTO. Não descongele alimentos na pia ou balcões.  A bactéria multiplica depressa em temperatura ambiente.
Descongele os alimentos  na geladeira ou no microondas somente pouco antes de cozinhar.
– PREPARAÇÃO de COMIDA. Mantenha as áreas utilizadas limpas. Lave as mãos, utensílios e placas de corte com água morna, saponáceo antes e depois de preparar alimentos ou manipular carnes ou aves cruas.
As placas de corte, tanto de plástico como de madeira, devem ser sanitizadas com uma solução de 1 de colher de chá de alvejante a base de cloro por litro de água.
ÁREA DE SERVIÇO E MANIPULAÇÃO.
“NUNCA deixe alimentos a temperatura ambiente por mais de duas horas. Divida os alimentos em recipientes rasos para rápido resfriamento na geladeira. Refrigere prontamente.”

Quais os cuidados que você toma por aí?

Tags

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Voltar ao topo