A MinhaLigthbox é um produto feito com exclusividade que vai deixar seu ambiente ainda mais perfeito!!
Uncategorized

Importância da Iniciação Musical

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Os primeiros contatos do bebê com os sons acontecem quando ele ainda esta dentro do ventre da sua mãe. Quando nasce o bebê reconhece facilmente os sons que ouvia quando ainda não havia nascido. Ele se sente bem ao ouvir uma canção que a mãe ouvia com frequência.

Iniciação musical infantil de bebês e crianças está cada vez mais conhecida e os pais estão apresentando a música, os instrumentos e afins para as crianças muito mais cedo que antigamente. 

A música está sendo introduzida na educação das crianças em idades pré-escolares, devido a importância que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.

A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de interagir mais ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência e ampliar seu mundo de relações. A música aproxima as pessoas.

Na etapa de alfabetização a música estimula o interesse e acaba facilitando o aprendizado. Com a ajuda da música a criança se expressa melhor, memoriza mais fácil e assim é alfabetizada com mais tranquilidade, facilmente e mais muito mais rápido. 

A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. A música também ajuda a criança quanto ao poder de concentração, além de melhorar sua capacidade de aprendizagem em matemática. Além disso, facilita a aprendizagem de outros idiomas.


Escutar música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto das crianças. A música proporciona:

  • Melhor coordenação motora
  • Desperta a sensibilidade e criatividade
  • Ajuda à criança a comunicar-se
  • facilidade de trabalho em grupo
  • Aumento da autoestima
  • Aprendizagem do alfabeto, de ritmos, etc.
O primeiro e fundamental instrumento a ser usado na iniciação musical com crianças é a própria voz. A experiência de cantar permite que elas desenvolvam a percepção de som e de ritmo, ampliem o repertório e fiquem mais afinadas. O professor deve fazer uma seleção interessante, com cantigas de roda e canções do repertório infantil e da música popular. O importante é oferecer o que os pequenos ainda não conheçam para que a atividade seja estimulante. Nessa fase, o uso de instrumentos de percussão também é importante, como o triângulo, o pandeiro, o reco-reco, o chocalho e o coquinho. Com eles, ela fixa noções de ritmo e aprende sobre intensidade e timbre, entre outros parâmetros sonoros. 

Uma atividade legal para estimular as crianças é criar instrumentos musicais. Elas vão participar da confecção e se interessar pelos diferentes sons que os instrumentos podem reproduzir.
Olhem essas idéias >>AQUI<<

Por aí os pequenos curtem ouvir ou criar música?
Aqui tem uma menininha que se interessa por tudo que envolve musicalização!

Fonte de apoio:
http://br.guiainfantil.com

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Voltar ao topo