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O que é o DHA?

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(Imagem DAQUI)
Semana passada estivemos no evento “O grande encontro” organizado pela Edi do blog Mamães Vaidosas em parceria com a Alô Bebê e um dos temas foi o queridinho e famoso do momento DHA. Vocês já ouviram falar sobre ele?
o Dr. Mario Falcão falou sobre a importância do consumo do DHA.
Novidade entre as famílias o DHA (docosa-hexaenoic-acid ou ácido docosa-hexaenoico) é um nutriente que não pode faltar na alimentação da gestante, bem como das crianças. 

O que é o DHA e por que devo consumi-lo?
O DHA é o principal tipo de ômega-3 e traz benefícios para a saúde ao longo de toda a vida, que vão desde o desenvolvimento das estruturas do cérebro e da retina, a partir da gestação, até a prevenção do declínio cognitivo na fase adulta.
Quando devo consumi-lo?
Médicos recomendam consumir o DHA durante a gestação, amamentação e infância.
*      Gestação – A dieta materna é extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo dos bebês, uma vez que é a única fonte de ácidos graxos, responsáveis pela formação do cérebro e dos olhos. O acúmulo desta gordura se dá principalmente no último trimestre da gravidez, e, portanto, durante esta fase, as futuras mamães devem ficar ainda mais atentas à alimentação.
O consumo de DHA neste período é essencial na formação de todas as membranas celulares do sistema nervoso central, ajuda a prolongar gestações de alto risco, aumentar o peso do recém-nascido, comprimento e circunferência da cabeça ao nascimento além de zelar da acuidade visual, coordenação mãos-olhos, atenção, resolução de problemas e processamento de informações.
*      Amamentação – O cérebro tem seu crescimento extremamente acelerado na vida fetal e também nos primeiros anos de vida. O leite materno por muitos meses é o único alimento que a criança recebe, portanto é importante que haja uma boa suplementação da mãe para que o DHA seja passado para o filho. Para os bebês menores de seis meses que não recebem o aleitamento materno, é recomendado que as fórmulas infantis prescritas contenham de 0.2 a 0.5% de seu total de lipídios sob a forma de DHA. 
*      Infância – Sabe-se que a fase entre o nascimento e o final do segundo ano de vida é considerada como a principal para o crescimento do cérebro. No entanto, deve-se considerar que muitas áreas continuam se desenvolvendo ao longo da infância ou ainda até o final da adolescência, como é o caso dos lobos frontais e a estrutura óssea.
Os lobos frontais são responsáveis pela capacidade de compreender e analisar situações complexas, além de estabelecer quais as alternativas de decisão, como escolha e implementação das mais adequadas.
Onde encontro o DHA?
Este nutriente pode ser obtido por meio da ingestão de peixes de águas profundas, como o salmão, sardinha, bacalhau entre outros, ou até mesmo por meio de suplemento.
Qual é a quantidade recomendada?
É recomendado uma suplementação de 200 mg por dia, independentemente se a fonte for por meio de peixes ou os suplementos de DHA. Existe também a preocupação do uso de peixes de maneira criteriosa, uma vez que existem riscos de contaminação com metais pesados, e também a possibilidade dos animais que foram criados em cativeiro apresentarem um baixo teor de DHA, portanto é preciso tomar cuidado quanto a procedência do peixe e sempre falar com o seu médico para entender melhor a forma de incluir o nutriente na dieta.

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

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