A MinhaLigthbox é um produto feito com exclusividade que vai deixar seu ambiente ainda mais perfeito!!
Uncategorized

Doação de dente de leite

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Foto DAQUI

Antigamente nossas avós e até nossas mães jogam nossos dentes de leite no telhado, hoje em dia a maioria dos dentinhos são levados pela fada do dente, mas você sabia que esse dente pode ser muito útil?

Sim, ele pode ser doado!


São várias as utilidades destes dentes:

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP usa as células-tronco da polpa dos dentes de leite para reconstituir neurônios para o tratamento de autismo.

Outras entidades usam o dente para estudar a regeneração de ossos e a reconstrução do tecido dentário que revolucionaria tratamentos de cáries e periodontites.

Estudantes utilizam os dentes em ua formação.

Hoje em dia essa pratica é pouco realizada e devemos incentivar os pequenos a doarem seus dentes para estudos. Se você não quer acabar com a história da fada do dente, tudo bem, após retirar o dente de baixo do travesseiro faça você mesmo a doação, mas para os maiorzinho é interessante já usar isso para criar uma cultura diferente, incentivando atitudes assim, afinal o dente é um órgão, como os outros e todo órgão tem uma utilidade caso possa ser doado.

O movimento pela doação dos dentes de leite já conta com a ajuda de um livro O troca-troca dos dentes, de Dóris Rocha Ruiz e Maria Inês Quintanilha. Com uma linguagem lúdica e ao mesmo tempo didática, elas explicam para as crianças a troca da dentição, um marco na vida de todos nós. A obra conta a história da fada dos dentes Joaquina e seu ajudante, Porcoleta, que levam um dente de leite que amoleceu e caiu e o trocam por um lindo presente da natureza. Lá, no mundo encantado, as fadas cuidam do dente, depois voltam para a cidade e o entregam a um dentista muito especial, que o reutilizará em pesquisas.


Legal, não é?

Como doar:
Doações podem ser feitas na Faculdade de Odontologia da USP em dias úteis, das 8 às 17h, na Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900. 
Os órgãos podem ser entregues pessoalmente ou enviados pelo correio. Qualquer tipo de dente pode ser doado, não só os de leite, mas também dentes adultos que tenham sido extraídos, sejam eles sadios, cariados, amarelados ou restaurados.

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Voltar ao topo