Uncategorized

Aprenda a armazenar seus medicamentos com segurança

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×


Quando um alimento estraga, é fácil reconhecer a aparência e o cheiro. Porém, com medicamentos, não é bem assim. Como muitas vezes o remédio vencido “parece bom”, muitas pessoas arriscam a saúde ingerindo substâncias alteradas e nocivas, ou apenas ineficazes.

A farmacêutica Renata Migotto, responsável pela  farmácia interna da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica a importância de estocar adequadamente medicamentos, e os riscos de saúde que corremos ao ingerir produtos vencidos. “O armazenamento incorreto dos medicamentos pode interferir na sua qualidade, podendo gerar danos à saúde quando utilizados, com diminuição da eficácia, efeitos indesejáveis e até mesmo intoxicações.”

Renata explica que o primeiro cuidado de segurança é a escolha do local para armazenar medicamentos, que deve ser longe do alcance de crianças ou de pessoas que não estão aptas a realizar a administração de medicamentos. Além disso, a farmacêutica recomenda:

 – Os remédios não podem ficar junto com materiais de limpeza ou outros produtos cosméticos, para evitar contaminação.
– Cuidado com caixas e frascos parecidos. Armazene separadamente para evitar a confusão na hora de administrar o medicamento.
– Leia atentamente as recomendações do fabricante. As embalagens devem conter orientações de guarda que podem variar de acordo com o tipo de medicamento.

Veja outros fatores que devem ser considerados na hora de armazenar medicamentos:

Temperatura
Grande parte dos medicamentos deve ser armazenada em temperatura até 25º C, porém existem alguns medicamentos manipulados, insulinas e outros, que necessitam ser refrigerados. Estes podem ser guardados na geladeira (exceto na porta, pois há muita variação de temperatura), afastado dos alimentos. Nunca utilize o congelador.

Umidade
Evite locais muito úmidos, como cozinha e banheiros. Os medicamentos devem ser guardados em um local seco e arejado, afastados das paredes para evitar o contato com mofo e com infiltrações.

Luz
Evitar locais com luz direta.

Embalagem
Utilize a embalagem original para o armazenamento. Quando os medicamentos são retirados da embalagem, têm a validade reduzida pela exposição ao ambiente.

Validade
A validade após abertura pode variar de acordo com o tipo de medicamento, como as suspensões preparadas antes da administração. Sempre siga a orientação do fabricante.

Verifique as validades com frequência e mantenha o local limpo e livre de pó, partículas e mofo. Nunca utilize um medicamento vencido.

Renata também ressalta que manter um estoque de medicamentos em sua residência facilita o acesso quando necessário, porém é muito importante não fazer a automedicação, e principalmente não indicar remédios para outras pessoas. Os medicamentos prescritos para você, por seu médico, podem ser contra indicados para outra pessoa.

Fonte: Renata Migotto, farmacêutica da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo