Uncategorized

Economizar água! 10 dicas que toda mãe pode seguir!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Em tempos de seca, temos que ter consciência e fazer uso consciente do recurso que temos.
Água é vital, sem ela muita coisa pára, portanto, vamos adaptar nosso dia-a-dia para que tenhamos nossa água sagrada por toda a vida!

Separei 10 dicas, que podemos seguir sem muito esforço e além de economizar no bolso, pois a conta vem menor, economizamos água para que não seja necessário ficar sem! Vem comigo?

1- UM COPO PARA ESCOVAR OS DENTES 
NÃO DEIXE A TORNEIRA LIGADA enquanto estiver escovando os dentes. Uma única pessoa pode economizar 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida se escovar os dentes com a torneira fechada. Se duas pessoas fizerem isso, a quantidade de água economizada equivale a uma piscina olímpica e meia. Quer mais? Se todos os moradores do Brasil adotarem o hábito, a água economizada durante um mês equivalerá ao volume de um dia e meio de água correndo pelas Cataratas do Iguaçu.
Use um copo, coloque água nele e use aquela água apenas (e nem precisa ser cheio). 

2- PINGA-PINGA É CHATO E PODE SER EVITADO
Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano, esse pinga-pinga de “apenas umas gotinhas” desperdiça, pelo menos, 16 mil litros de água limpa e tratada, o que custa cerca de R$ 1.200 na sua conta. Já pensou quanta coisa você poderia fazer com esse dinheiro que escorre, diariamente, pelo seu ralo? Se o problema for a torneira vale a pena trocar a borrachinha, custa menos de R$5,00!

3- LIMPE A LOUÇA ANTES DE COLOCAR NA PIA
Limpe os pratos antes de colocá-lo na pia, jogue os restinhos fora e nunca ensaboe louça com a torneira ligada. Use água apenas para enxaguar.

4- BANHO DE GATO 
Sabia que, se cada brasileiro diminuísse em, apenas, um minuto seu tempo de banho no chuveiro, a energia economizada em um ano equivaleria a 15 dias de operação da usina Itaipu em sua geração máxima? E mais: se, apenas, duas pessoas em cada casa da Grande São Paulo reduzissem em cinco minutos o tempo que ficam debaixo do chuveiro com a água correndo, daria para economizar 13,4 bilhões de litros por mês – quantidade suficiente para abastecer uma população maior do que a de Salvador por 30 dias.
Portanto que tal colocar um relóginho para controlar seu tempo de banho?

5- USE A ÁGUA DA BANHEIRA
Nossos pequenos apesar de terem que tomar banho todo dia como nós, são limpinhos e a água da banheira, pode servir pra tanta coisa, podemos lavar o quintal, dar descarga ou ainda se o carro tiver muito sujo, usar para passar um paninho! Vale até usar para regar a grama do jardim!

6- AGUA DA MAQUINA DE LAVAR NÃO PODE IR PRO RALO!
Coloque a torneira de escape da maquina de lavar no tanque e reaproveite a água!
A primeira água pode ser usada no quintal, para descarga ou para lavar calçada! Já a ultima é tão limpinha que pode ser usada na própria maquina de lavar para a próxima remessa de roupas!

7- CARRO E CALÇADA NÃO PRECISAM TOMAR BANHO FREQUENTE!
Nada de lavar com mangueira ou esguicho. Use a água da maquina de lavar, da banheira do bebê ou melhor ainda: Use apenas a vassoura ou pano úmido!

8- XIXI NO BANHO, NÃO É ERRADO NEM FEIO!
 95% da sua urina é água. Os outros 5% são substâncias como ureia e sal. Se for feito logo no começo do banho, direto no ralo, o xixi não vai prejudicar ninguém, vai é ajudar a economizar no mínimo 6 litros de água da descarga.

9- LAVAR ROUPA TODO DIA? QUE AGONIA! 
Junte o máximo de roupa possível, vale misturar roupa de cama, com roupa normal e as crianças com mais de 1 ano também podem ter a roupa lavada junto com a roupa dos demais moradores da casa (salvo em caso de alergias). Se for pouquinha roupa, vale a pena lavar na mão!

10- ÁGUA VIRTUAL
Tudo que usamos utiliza água! É a água que não vemos! As roupas para serem fabricadas, energia elétrica para ser gerada, tudo utiliza agua, portanto seja consciente com seu consumo em geral!

Topa tentar economizar?

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo