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Conheça os benefícios das amêndoas para a sua saúde

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Amêndoas são uma delícia, e também fazem maravilhas por sua saúde. Basta saber consumir com moderação.

A nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Lígia dos Santos, conta cinco curiosidades sobre as amêndoas:


1-      Amêndoas favorecem a saciedade: De acordo com um estudo feito na Universidade de Purdue, em Indiana, nos EUA, a ingestão de frutos secos reduz a fome, pois os lipídios monoinsaturados encontrados na amêndoa e o seu alto teor de fibra dão sensação de saciedade e diminuem o desejo de comer nas próximas refeições.

2-      Melhor se for pura: As amêndoas devem ser consumidas sempre nos intervalos das refeições. O ideal é sem adição de sal e confeito, pois, além do processo de salgar e torrar alterar a estrutura do alimento, observa-se nas amêndoas confeitadas uma redução de proteínas, carboidratos e, principalmente, de fibras e gorduras monoinsaturadas. Quanto a adição de sal, observa-se um aumento de Sódio (amêndoa sem sal 100gr = 1 mg / amêndoa com sal 100gr= 339 mg), não sendo recomendado para hipertensos, renais e outras doenças associadas ao consumo de sal.

3-     100 gramas de amêndoas possuem:

Calorias = 581 kcal
Proteínas = 18,6 gr
Carboidratos = 29 gr
Lipídios = 50 gr
Gordura Poliinsaturadas = 12 gr
Gordura Monoinsaturada = 32 mg
Gordura Saturada = 4 gr
Fibras = 11 gr
Cálcio = 237 mg
Ferro = 3,1 mg
Fósforo = 493,1 mg

4-     Benefícios do consumo de amêndoas para a saúde:

Vitamina E – auxilia na redução dos riscos de doenças do coração e também ajuda a manter a pele e o cabelo saudáveis.
Ácido fólico – auxilia na diminuição da homocisteína, que tem sido associada com maior risco de doença cardiovascular.
Fibras – são importantes para a função intestinal evitando a constipação, reduzindo o colesterol LDL, mantendo os níveis de açúcar no sangue.
Gorduras monoinsaturadas – ajudam na redução dos riscos de doenças cardíacas e colesterol.
Flavonóides – antioxidantes que protegem contra os danos dos radicais livres.
Arginina – aminoácido vasodilatador de fonte natural que promove o aumento do fluxo sanguíneo, favorecendo a circulação.

5-     Como consumir para garantir todos esses benefícios: o recomendado é consumir de quatro a cinco unidades por dia, aos poucos, para amenizar a fome entre as refeições. Amêndoas são uma ótima opção de lanche por serem fáceis de transportar, mas podem também ser consumidas com iogurtes, salada de frutas e em pratos salgados.

Fonte: Lígia dos Santos, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo 

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

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