A MinhaLigthbox é um produto feito com exclusividade que vai deixar seu ambiente ainda mais perfeito!!
Uncategorized

Aula de dança para crianças

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×


Você sabia que desde pequenos nossos filhos podem ser dançarinos?
Existem aulas de dança para crianças e elas trazem inúmeros benefícios!


A dança é mais que divertimento na vida de uma criança. Os passos coreografados, repetidos e com ajuda de um professor trazem diversos benefícios para a saúde física e mental do “dançarino”. Ela pode ativar e desenvolver capacidades positivas, trabalhar a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar a auto imagem e estimular a criatividade, integração social e concentração e isso tudo acompanhará quem pratica dança a vida toda.

Entre os benefícios das aulas de dança estão:
Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

Muitas escolas oferecem aulas de dança e participar delas é uma forma de incentivar a concentração e a coordenação motora das crianças.
Tem também a disciplina, seguir tudo a risca conforme combinado e ensaiado é ma forma de mostrar que tudo precisa de organização.
No início do aprendizado cada criança tem seu próprio ritmo, se expressa sozinha da forma que melhor conseguir. As aulas são sempre lúdicas. A técnica vai sendo apresentada aos poucos, porém respeitando as condições físicas e psícológicas de cada idade.

A idade ideal para iniciar as aulas de dança é a partir dos 3 anos, que é quanod a criança já tem entendimento para se adaptar aos exercícios propostos, porém antes disso, existem aulas que apenas incentivam o gosto pela música e pelos movimentos, é uma espécie de introdução a dança.

Geralmente para atrair as crianças os professores utilizam uma linguagem lúdica, dizendo que vão imitar algum animal para fazer algum movimento ou pedindo que imitem gestos do dia-a-dia e quando percebem, jká estão dançado.

É necessário que a escola e os professores sejam de confiança! Nesta idade os movimentos são limitados e dependendo de como forem ministrados podem causar danos a coluna da criança.

Algumas mães colocam em suas filhas muita pressão, querendo que elas se tornem as bailarinas que um dia quiseram ser, porém, desta forma, é mais fácil que a criança desgoste do que goste da dança. É necessário sentir o que atrai seu filho, se ele gosta de ballet, ok, vai fazer balé, mas se gostar de sapateado, Jazz ou outro ritmo, permita que ele escolha!

Crianças que dançam costumam ser mais comunicativas, deixando de lado a timidez. A dança serve também como uma válvula de escape, atravéz dela a energia extra é queimada, as ansiedades são consumidas e por aí vai.

A dança sem dúvidas é um benefício! Ela traz para a vida da criança confiança e maturidade!

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Voltar ao topo