A MinhaLigthbox é um produto feito com exclusividade que vai deixar seu ambiente ainda mais perfeito!!
Uncategorized

Alimentos que as crianças não devem consumir!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×


A introdução de alimentos diferentes do leite materno na dieta do bebê deve acontecer após os seis meses de idade, até lá, amamentação exclusiva. Alguns ingredientes ou produtos são verdadeiros vilões nos cardápios das crianças e você precisa reconhecê-los para manter seus filhos bem longe deles.

Claro que existem alimentos sem valor nutricional nenhum ou com açucares, sódio e/ou gorduras de mais que devem ser evitados e já falamos de alguns deles AQUI, mas hoje o foco são os alimentos que são perigosos por outros motivos: Podem causar engasgos ou alergias!

Alimentos mal cozidos: Podem causar intoxicação alimentar, isso acontece principalmente com as carnes, portanto, atenção no preparo destes alimentos que devem estar muito bem cozidos!

Clara do ovo: É alergênica o que pode ser um problema enorme em relação à vacinação, já que muitas vacinas têm em sua composição a clara do ovo (“albumina”). O consumo só é indicado após todas as vacinas básicas terem sido aplicadas.

Oleaginosas (Castanhas, amendoins e etc): O fungo aflatoxina pode estar presente nestes alimentos e causam danos ao nosso fígado. É bom evitar até os quatro anos até porque por seu formato pode causar engasgo nos pequenos.

Frutos do mar: Também são alergênicos e causam reações cutâneas diversas nas crianças. Indica-se evitar por ao menos um ano.

Mel: Pode estar contaminado com esporos da bactéria Clostridium botulinum, que produz a toxina causadora do botulismo e como o organismo humano só desenvolve uma barreira contra ela depois que completa um ano ela só é indicada após a criança completar o primeiro ano de vida.

Balas: Engasgos sérios e sufocamentos são frequentes em crianças que estavam com balinhas na boca. Fora que a maioria são açúcar puro, podendo causar obesidade e cáries dentárias. O consumo deve ser evitado até os dois anos por conta do açúcar mas depois disso o ideal é observar caso a criança venha a consumir por conta do risco de engasgo.

Peixes com espinhas: Este alimento por maior cuidado que tenhamos ao retirar os espinhos pode deixar algum pequeno espinho que pode causar engasgo. Deve-se evitar que a criança consuma peixes com espinhos até os 5 anos.

Pipoca:  Com as crianças, aquela casca durinha da pipoca pode causar engasgos. Os pequenos não devem comer pipoca até dois anos e depois disso sempre serem observados ao consumirem o produto.

Leite de Vaca: Algumas crianças desenvolvem alergia a este alimento. O ideal é que até 3 anos a criança só se tome fórmula infantis mas o leite utilizado em outros alimentos como pães também pode causar a alergia.


A imagem utilizada no post é daqui: http://foodsafetybrazil.wordpress.com/2013/09/29/alergenicos-alimentos-que-mais-provocam-alergia/


Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Voltar ao topo