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Alimentos Integrais

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Você sabia que comer alimentos integrais pode ajudar a manter o peso e a ter uma alimentação mais saudável?

Saiba uma pouco mais sobre as vantagens de incluir os integrais na alimentação da sua família.

O que é o alimento Integral?
É aquele alimento que não teve sua estrutura modificada no processo de industrialização e manteve suas vitaminas, minerais e fibras.
Em uma alimentação mais saudável ele é peça fundamental. 

Quando consumimos alimentos integrais sentimos saciedade por mais tempo.
Se você já experimentou arroz integral aposto que percebeu certa diferença na saciedade. E tudo isso porque os alimentos integrais são ricos em fibras e quando consumimos e não é tão fácil para o nosso organismo digeri-las, o que é muito bom e nos ajuda a demorar mais para sentir fome.
Outra grande vantagem é que o açucar do alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea e isso é bom para quem tem diabetes ou apenas para prevenir a doença.

Os alimentos integrais também aceleram o nosso metabolismo com isso o corpo gasta mais energia ajudando no emagrecimento.

Nós temos diversas opções de alimentos integrais nos supermercados como pães, massas, cereais, aveia, granola, farinha, biscoitos, cookies, etc. São deliciosos, mas devem ser consumidos na quantidade adequada. Não podemos esquecer que esses alimentos são carboidratos, que em excesso viram gordura no nosso corpo. As pessoas costumam confundir isso, as calorias são parecidas, mas o alimento integral irá ajudar pela quantidade de fibra e não porque são menos calóricos, as vezes o aliemento integral é até mais calórico mas traz mais benefícios à saúde.

Se você não tem o hábito de consumir estes alimentos, tente inserir aos poucos, assim não estranha a mudança. 

Os alimentos integrais podem ser consumidos por crianças acima de um ano de idade e em quantidade controlada. Não se deve trocar todos os alimentos.

A presença de fitatos em alguns alimentos integrais, vegetais e leguminosas pode atrapalhar a absorção de alguns nutrientes.

Durante o dia, uma criança precisa de, em média, 1.200Kcal e a quantidade de carboidratos corresponde a 50% disso. Substituindo o arroz tradicional pelo arroz integral em uma das refeições, a criança já tem uma porção integral no seu dia. Se, em vez de pão normal, ela comer 25 gramas de pão integral, já enriquece mais uma refeição. Se o cereal matinal que ela consome tiver uma quantidade integral, também estará garantindo uma outra porção integral. Assim é possivel equilibrar as necessidades diárias de  nutrientes consumindo alimentos integrais.

Os alimentos integrais mais consumidos hoje em dia são:

Arroz integral
O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe. O processo de refinação para a produção do arroz branco convencional remove essas estruturas do grão, restando apenas o endosperma, que contém basicamente amido. Portanto é bem mais saudável consumir o arroz integral.

Açúcar Mascavo
É o açúcar que não sofreu processo de branqueamento com a adição de produtos químicos, sendo obtido diretamente da cana-de-açúcar. Por isso, os sais minerais e vitaminas, naturalmente presentes no vegetal, são conservados. Apresenta somente a desvantagem da coloração escura.

Sal marinho
Produto obtido pela desidratação da água do mar, sendo apenas moído e acrescido iodo, não passando por nenhum processo industrial. Contém minerais e pode ser utilizado como o sal comum.

Farinha de trigo integral
A farinha integral é obtida da moagem dos grãos de trigo, contendo alto teor de fibra. Substitui a farinha branca no preparo de bolos, pães, macarrão, bolinhos, cremes, biscoitos, tortas, tornando a receita mais nutritiva.

Cereais matinais
São constituídos por um ou vários cereais misturados. Os mais freqüentes são: aveia em flocos, farelo de trigo, farelo de aveia, flocos de arroz, flocos de milho. Em geral, contêm também frutas secas (uva passa, maçã desidratada) e oleaginosas (castanha, amêndoa). Podem ser consumidos no café-da-manhã ou no lanche, acompanhados de leite, iogurte, salada de frutas.

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

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