Uncategorized

Na Mira da Copa – Portugal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Portugal é um país soberano unitário localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. O território português tem sua área delimitada a norte e leste pela Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal é a nação mais a ocidente do continente europeu. O nome do país provém da sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino era Portus Cale.


1) Dados Principais

– Area: 91.985 km²
– Capital: Lisboa
– Moeda: Euro
– Nome Oficial: República Portuguesa
– Data Nacional: 25 de abril (Dia da Liberdade); 10 de junho (Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas); 5 de outubro (Proclamação da República).
– Idiomas: português (oficial)
– Religião: cristianismo 94,8% (católicos 92,2%, protestantes 1,5%, outros cristãos 1,1%), islamismo 0,1%, sem filiação e outras 5,1%


2) História e Principais Características da Bandeira

A bandeira de Portugal foi adotada em 30 de junho de 1911. As cores que aparecem na bandeira portuguesa são: Vermelho, verde, amarelo, azul, branco e preto. A bandeira portuguesa é composta por duas faixas verticais: uma verde na parte esquerda que representa 40% da bandeira e outra vermelha, na parte direita, com 60% da área. Na divisa entre as duas cores há o escudo de Armas de Portugal, assentado na esfera armilar manuelina. A cor vermelha, predominante na bandeira de Portugal, representa a conquista, a virilidade e a alegria. Já o verde representa as florestas do território português. A esfera militar representa as descobertas marítimas portuguesas realizadas nos séculos XV e XVI. Já o escudo de armas simboliza o Império Colonial Português. A bandeira de Portugal é chamada oficialmente de Bandeira Nacional. Há também outros nomes pelos quais é conhecida, entre eles Bandeira de Quinas e Bandeira Verde-Rubra.


3) População

Portugal, incluindo os Arquipélagos dos Açores e Madeira tem uma população estimada em aproximadamente 11 milhões pessoas, representando uma densidade populacional de 114 pessoas por quilómetro quadrado. Atualmente a população portuguesa tem vindo a aumentar, mas com um crescimento natural (natalidade menos a mortalidade) cada vez menor, levando a que o país se encontre envelhecido e não exista renovação de gerações. Por outro lado, a esperança média de vida tem vindo a aumentar, tanto nos homens como nas mulheres, o que tem sido crucial para este envelhecimento populacional. O maior crescimento da população tem-se verificado nos distritos costeiros principalmente Setúbal, Porto, Aveiro e Braga, mas continua a diminuir nos distritos do interior. Os dados sobre a composição genética dos Portugueses apontam para a sua fraca diferenciação interna e base essencialmente continental europeia paleolítica, além de que faz parte da política do Instituto Nacional de Estatística não incluir a distinção de raça ou etnia, havendo unicamente a recolha de dados sobre a nacionalidade. Podemos mesmo listar todos os povos historicamente mais importantes que por Portugal passaram e/ou ficaram: as culturas pré-indo-europeias da Ibéria (como Tartessos e outras anteriores) e seus descendentes (como os cónios, posteriormente «celtizados»); os protoceltas e celtas (tais como os lusitanos, gallaici, celtici); alguns poucos fenícios e cartagineses; Romanos; Suevos, búrios e visigodos, bem como alguns poucos vândalos e alanos; alguns poucos bizantinos; Berberes com alguns árabes e saqaliba (escravos eslavos); Judeus sefarditas; africanos subsarianos; fluxos menos maciços de migrantes europeus (particularmente da Europa Ocidental).


4) Principais Cidades

Lisboa, Porto, Braga, Vila Nova de Gaia, Amadora, Coimbra


5) Principais Pontos Turísticos

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, Portugal é um dos 20 maiores destinos do mundo. Em 2007, mais de 12 milhões de turistas visitaram Portugal. Curiosamente, um valor superior à população residente no país. Portugal é amplamente reconhecido na Europa pelo sol, praias, gastronomia e herança cultural e patrimonial. O país afirma-se cada vez mais no contexto mundial como um dos principais destinos para os praticantes de golfe, com os seus resorts e aldeias turísticas. Citamos abaixo três dos principais pontos turísticos e culturais de Portugal em nossa opinião:

– Torre de Belém
A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, freguesia de Santa Maria de Belém onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme. O monumento destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).

– Praia da Marinha
A Praia da Marinha é uma das mais bonitas e emblemáticas praias de Portugal, considerada, ainda, como uma das 10 mais belas praias da Europa e uma das 100 mais belas praias do Mundo pelo Guia Michelin, tendo chegado inclusive a ser distinguida com o galardão “Praia Dourada” pelo Ministério do Ambiente, em 1998, devido aos seus valores naturais singulares. Esta praia situada no sítio da Caramujeira, em plena zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve, tornou-se bastante conhecida não só pelas suas belas falésias, como ainda pela alta qualidade da água que permite vislumbrar o fundo marinho com uma visibilidade única.

– Santuário de Fátima
O Santuário de Fátima, localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima (Portugal), é um dos mais importantes santuários marianos do Mundo. Em 1917 (ano da revolução soviética), Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus (conhecidos por “os três pastorinhos”), dizem ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que atualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. O Santuário é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007. Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).


6) Alguns fatos curiosos

– As Festas e Romarias são um traço típico da cultura popular e tradicional do povo português. Estas manifestações, extremamente numerosas e variadas, ocorrem por todo o país durante o ano inteiro;
– O nome do aeroporto militar de Lisboa é Figo Maduro;
– Portugal é conhecido como o “jardim plantado à beira-mar”;
– Portugal é o maior produtor mundial de cortiça;
– A maior influência portuguesa na culinária japonesa foi o tempurá – pedaços de vegetais fritos;
– O vinho do Porto surgiu no século XVII, quando os britânicos passaram a importar a bebida em grandes quantidades de Portugal. Na intenção de fazer o produto resistir à viagem, os portugueses passaram a acrescentar álcool nos barris, o que acabou conferindo um sabor original ao vinho;
– É costume chamar as pessoas de Lisboa de “alfacinhas”. Lisboa, em sua época primitiva, era muito conhecida pelo seu cultivo de alfaces;
– Manuel e Joaquim estão longe, muito longe dos nomes mais registrados em Portugal. Os nomes de meninos mais comuns em terras portuguesas são Miguel e João. Falando nisso, João também é campeão no Brasil. Já Maria continua entre os nomes de meninas preferidos dos portugueses.


7) Receita Delícia para a Mamãe: Pastelzinho de Belém

Os pastéis de nata, como também são chamados, são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. O Pastel de Belém foi eleito em 2011 uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Ingredientes:
– 250 gramas de farinha de trigo
– Água com uma pitada de sal
– 150 gramas de manteiga ou margarina
– 1 gema
– 80 gramas de maisena
– 1 litro de creme de leite
– 12 gemas
– 300 gramas de açúcar
– Baunilha líquida
– Casca de limão (raspas)

Como fazer:
Sobre o mármore, faça um monte de farinha. Faça um buraco no meio e coloque uma gema e água o suficiente para obter uma massa maleável. Abra a massa e cubra com 50 gramas de manteiga ou margarina. Dobre de tal maneira a obter três camadas de massa. (dobre uma parte sobre o meio e a outra por cima). Repita essa operação duas vezes, sempre espalhando 50 gramas de margarina ou manteiga. Abra novamente, espalhe a manteiga e enrole como se fosse um rocambole. Corte o rocambole em fatias de 2 centímetros de grossura. Estenda cada rodela no fundo de uma forminha pequena, forrando também as laterais.

Recheio:
Numa panela junte a maisena, o creme de leite, as gemas e metade do açúcar. Leve ao fogo até ferver. Adicione o resto do açúcar, a baunilha líquida (algumas gotas) e as raspas de limão. Mexa bem e leve à fervura novamente. Desligue e coloque sobre as rodelas de massa. Leve as forminhas ao forno médio pré-aquecido até que estejam bem sequinhas.

Dicas:
Sirva os pasteizinhos quentes com açúcar em pó e canela. Embora que mesmo frio são incrivelmente deliciosos.


8) Imagens

Em familia
** Foto da Família Real Portuguesa

Paisagem

Wallpaper para personalizar

Fontes:
http://www.receitasdemae.com.br
http://www.suapesquisa.com
http://pt.wikipedia.org
https://translate.google.com.br
http://rascunhonovimus.files.wordpress.com
http://www.pt-comunidades.com/
http://marquesribeiro.com.br
http://www.curiosowiki.com
http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br
http://www.agenteeteen.com
http://tudosobreportugall.blogspot.com
http://realassociacaodoribatejo.bloguepessoal.com







Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo