Uncategorized

Na Mira da Copa – França

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A França é um país localizado na Europa Ocidental, com várias ilhas e territórios ultramarinos em outros continentes. A França Metropolitana se estende do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do Rio Reno ao Oceano Atlântico. É muitas vezes referida como L’Hexagone (“O Hexágono”) por causa da forma geométrica do seu território. A nação é o maior país da União Europeia em área e o terceiro maior da Europa, atrás apenas da Rússia e da Ucrânia (incluindo seus territórios extraeuropeus, como a Guiana Francesa, o país torna-se maior que a Ucrânia).


1) Dados Principais

– Area: 543.965 km²
– Capital: Paris
– Moeda: Euro
– Nome Oficial: República Francesa (République Française)
– Data Nacional: 14 de julho (Queda da Bastilha durante a Revolução Francesa)
– Idiomas: francês ( oficial ) línguas regionais (bretão, basco)
– Religião: cristianismo (68,2%), agnosticismo (16,4%), islamismo (8,6%), ateísmo (4,1%), outras (2,7%)


2) História e Principais Características da Bandeira

A bandeira da França foi adotada em 15 de fevereiro de 1794, cinco anos após a Revolução Francesa (1789). A bandeira é composta por três faixas verticais nas cores azul, branca e vermelha. Estas cores simbolizam a Revolução Francesa. A cor azul representa o poder legislativo na França; a cor branca representa o poder executivo e a cor vermelha representa o povo francês. Como as três faixas possuem o mesmo tamanho, ela representa a divisão do poder de forma igualitária. A bandeira tricolor francesa também simboliza o lema da Revolução Francesa “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.


3) População

A população da França é de aproximadamente 65,4 milhões de pessoas (segundo estimativas para janeiro de 2010), composta por descendentes de vários grupos étnicos, principalmente de origem celta (mas também ligure e ibero), fundamentalmente gauleses fusionados com a população precedente, que deram à região o nome de Gália (que hoje é a França), que incluía também Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Cronologicamente, foram-se somando outros grupos étnicos: no processo histórico formativo da França atual, são também significativas as populações de origem grega, romana, basca, germânica (principalmente de francos, como também de burgúndios), viking (na Normandia) e, em menor medida, os sarracenos. A esperança de vida ao nascer é de 80,7 anos, sendo 77,1 para os homens e 84,1 para as mulheres. Os homens tendem a ter empregos a tempo completo, enquanto nas mulheres tende a ser parcial. É considerada como um dos países com melhor qualidade de vida do planeta. Sua população desfruta de um alto grau de serviços, e o índice de saúde é um dos melhores do mundo.


4) Principais Cidades

Paris, Marselha, Nantes, Nice, Toulouse e Estrasburgo, Lyon, Nancy, Versalhes, Montpellier, Rennes, Grenoble, Cannes, Lille


5) Principais Pontos Turísticos

A França atrai cerca de 80 milhões de turistas estrangeiros por ano sendo um dos destinos turísticos mais populares do mundo. Isso deve-se, principalmente, a variedade climática e a enorme quantidade de patrimônios históricos. Citamos abaixo três dos principais pontos turísticos e culturais da França em nossa opinião:

– Torre Eiffel
A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.



– Monte Saint-Michel
O Monte Saint-Michel é um ilhote rochoso na foz do Rio Couesnon, no departamento da Mancha, na França, onde foi construído uma abadia (abadia do Monte Saint-Michel) e santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. A arquitetura prodigiosa do monte Saint-Michel e sua baía constituem o ponto turístico mais frequentado da Normandia e um dos primeiros da França. Este mosteiro, fortificado no século XIII, integra um conjunto com mais três cidades cujas fortificações e desenvolvimento são notáveis: Aigues-Mortes (1270-1276), ponto de reunião dos Cruzados rumo à Terra Santa, Carcassone, célebre por suas defesas, e Avinhão, sede alternativa da Cristandade (1309-1377).

– Costa Azul (Riviera Francesa)
A Costa Azul é parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo, indo de Toulon a Menton na fronteira com a Itália. Também chamada de Riviera Francesa, esta região é considerada uma das áreas mais luxuosas, caras e sofisticadas do mundo. Anualmente, a cidade de Cannes hospeda o Festival de Cinema de Cannes, que atrai astros internacionais da sétima arte. Situada no departamento dos Alpes Marítimos, a Costa Azul tornou-se uma zona da moda entre o fim do século XIX e o começo do XX, particularmente entre as classes altas britânicas, o próprio Winston Churchill era um visitante frequente.


6) Alguns fatos curiosos

– Uma das atrações mais visitadas de Paris é um cemitério. No Cimetière du Père Lachaise estão os túmulos de diversas celebridades, como o compositor Chopin, o codificador do espiritismo Allan Kardec, o escritor Oscar Wilde e o vocalista da banda The Doors, Jim Morrisson;
– Acredita-se que o primeiro café do mundo foi o Le Procope, frequentado por Voltaire e Napoleão Bonaparte, fundado em Paris em 1686;
– Aproximadamente 45% do povo francês não tem o hábito de escovar os dentes;
– Para os franceses, alguém considerado muito pobre, digno de pena, é alguém que ganha somente o necessario para se alimentar, se vestir, pagar as suas contas e aluguel;
– Os cachorros são aceitos em qualquer lugar: restaurantes, padarias, lojas, etc.;
– Ao chegar no trabalho, todos se cumprimentam com apertos de mão, homens e mulheres. Beijinhos somente depois de muita intimidade;
– Na França se come carne de cavalo;
– É proibida a venda de bonecos que não tenham rostos humanos, como ETs, por exemplo;
– Na França, os tradicionais bolinhos de chuva (como são conhecidos no Brasil) são chamados de pet de nonne – algo como “peido de freira”;
– Muitas palavras usadas no vocabulário brasileiro são de origem francesa. Anote aí: ateliê, balé, batom, cabaré, camelô, carnê, chalé, champanhe, complô, filé, garçom, lingerie, maiô, metrô, perfume, pivô, purê, sutiã, toalete e tricô.


7) Receita Delícia para a Mamãe: Fondue de Chocolate

Nada melhor que um delicioso fondue de chocolate com frutas, entre elas, morango, para esquentar o clima. É ótimo para uma reunião de amigos ou até um encontro romântico. Sobremesa ideal para dias frios.

Ingredientes:
– 300 gr de chocolate picado(s)
– 100 gr de chocolate meio amargo picado(s)
– 250 ml de creme de leite fresco
– 1 dose(s) de conhaque

Como fazer:
Leve os chocolates e o creme de leite ao fogo, em banho-maria mexendo sempre. Não deixe a água ferver. Depois de obter uma mistura homogenia, retire do banho-maria e adicione o conhaque. Leve ao fogareiro na mesa.

** Embora sendo uma sobremesa originariamente suiça, o fondue foi aperfeiçoado ao longo do tempo e acabou entrando em definitivo para a cozinha francesa.


8) Como se diz…?

– Amor: Amour
– Família: Famille
– Mamãe: Maman
– Papai: Papa
– Bebê: Bébé
– Filhos: Enfants


9) Imagens

Em familia

Paisagem

Wallpaper para personalizar

Fontes:
http://cybercook.com.br
http://www.suapesquisa.com
http://pt.wikipedia.org
https://translate.google.com.br
http://www.jornalgrandebahia.com.br
http://pt.shvoong.com
http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br
http://historiadenuestroperuydelmundo.blogspot.com.br
http://pt.top1walls.com/
http://pt.upphotos.net/






Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo