Uncategorized

Na Mira da Copa – Costa Rica

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×


A Costa Rica é um país da América Central limitado a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar do Caribe, a sudeste pelo Panamá e a oeste pelo oceano Pacífico. É também costarriquenha a Ilha do Coco, no mesmo oceano. A Costa Rica é um dos países democráticos mais consolidados das Américas, e é o único país da América Latina incluso na lista das 22 democracias mais antigas do mundo. O país aboliu o exército no dia 1 de dezembro de 1948, fato perpetuado na Constituição Política de 1949.

1) Dados Principais

– Area: 51.100 km²
– Capital: San José
– Moeda: colón costarriquenho
– Nome Oficial: República da Costa Rica
– Data de Fundação: A Costa Rica tornou-se independente em 15 de setembro de 1821
– Idiomas: espanhol (oficial)
– Religião: cristianismo (96,4%), outras religiões (1,7%), sem religião e ateísmo (1,9%).


2) História e Principais Características da Bandeira

A bandeira da Costa Rica foi adoptada a 27 de Novembro de 1906. A cor azul simboliza o céu, as oportunidades, o idealismo e a perseverança. A cor branca simboliza a paz, a sabedoria e a felicidade. A cor vermelha simboliza o sangue derramado pelos mártires pela independência, o calor do povo e a generosidade.


3) População

Quando a Costa Rica foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1502, havia cerca de trinta mil índios na região divididos em três grupos conhecidos como güetares, chorotegas e borucas. Os índios inicialmente expulsaram os conquistadores espanhóis. No decorrer dos anos, o país teve a sua população formada por maioria de origem europeia (espanhola) e,  minoritariamente por índios e negros, fato que difere o país das demais nações latino-americanas. Na Costa Rica a população não foi baseada em aristocracias agrárias tradicionais. Em 2012, a população chegou a 4,8 milhões de habitantes distribuídos etnicamente da seguinte forma: a etnia branca predomina com 87%, seguida pela mestiça que representa 7%, a mulata com 3% e a asiática também representando 3%. Os brancos são considerados crioulos de origem espanhola, os mestiços são filhos de espanhóis com ameríndios e os afrodescendentes são originários dos escravos da Jamaica.


4) Principais Cidades

San José, Alajuela, Cartago.


5) Principais Pontos Turísticos

O turismo na Costa Rica é um dos principais setores econômicos e de maior crescimento do país e desde 1995 representa a primeira fonte de moeda estrangeira da economia. Desde 1999 o turismo gera para a Costa Rica maiores receitas que a exportação de banana, abacaxi e café juntos, históricamente os produtos tradicionais de exportação costarriquenha. A principal vantagem comparativa do turismo costarriquenho é seu sistema de parques nacionais e áreas protegidas, que cobrem 25% do território nacional, que por percentual territorial é a maior do planeta, e que hospeda uma rica variedade de flora e fauna, que estima-se contem um 5% da biodiversidade do mundo em menos de 0,1% da terra firme do planeta. Alem disso, a Costa Rica tem numerosas praias no Oceano Pacífico e no Mar do Caribe, ambos litorais separados somente por uns centos de quilômetros, além de possuir em torno de 112 vulcões por toda sua extensão. Citamos abaixo três dos principais pontos turísticos e culturais da Costa Rica em nossa opinião:

– Vulcão Poás

O vulcão Poás é um estratovulcão situado na região central da Costa Rica. Desde 1828, foram observados 39 erupções. Ele possui 2 crateras principais, no topo. Fica localizado no Parque Nacional Vulcão Poás, distante cerca de 40 Km de San José.



– Ilha do Coco

A Ilha do Coco é uma ilha oceânica vulcânica e tectônica. É a única ilha emergente da Placa de Cocos, com uma das menores placas tectônicas.tambêm serviu de filmagem para filmes famosos,como jurassic park.a ilha possui uma paisagem jurássica incrivélmente conservada.com florestas densas, rios e riachos de águas cristalinas.é considerada como um élo perdido.parecendo ter permânecida intácta por milhões de anos. A ilha tem uma grande biodiversidade e é a única ilha no Pacífico com uma floresta tropical. O “mundo subaquático” do Parque Nacional da Ilha do Coco tornou-o famoso e é um dos melhores locais do mundo para ver espécies da zona pelágica como tubarões, raias, atuns e golfinhos.

– Teatro Nacional da Costa Rica

O Teatro Nacional da Costa Rica é o principal Teatro do país. Encontra-se localizado na cidade de San José entre a avenida segunda e a avenida central, e entre a Rua 5 e 3; na costa leste da praça Juan Mora Fernández (primeiro Chefe de Estado da Costa Rica). Este teatro representa a decisão dos costarriquenhos na hora de empreender ação e da estabilidade econômica e política da época na que foi construído.


6) Alguns fatos curiosos

– O café da manhã dos costarriquenhos é composto geralmente por arroz e feijão;
– A Costa Rica não possui exército (ele foi abolido em dezembro de 1948);
– A parte central do país concentra a maior quantidade de orquídeas do planeta, com mais de 1.000 espécies;
– A Costa Rica é também famosa pelos seus imponentes vulcões (em torno de 112, sendo alguns ativos). Os mais conhecidos são o Irazú, o Poás e o Arenal;
– As ruas da Costa Rica não tem nomes, e as casas não tem número;
– O povo é receptivo e festivo. O ritmo predominante é a Salsa, Cumbia e Reggae. A cerveja mais consumida é a Imperial e a caipirinha também é muito popular;
– Os nativos da Costa Rica são chamados de “ticos” e “ticas”.


7) Receita Delícia para a Mamãe: Arroz a lo Tico

Esta receita típica da América Central é um ótimo acompanhamento, pois combina diversos vegetais, o que garante muita saúde aos comensais.

Ingredientes:
– 2 xícara(s) (chá) de arroz cru
– 4 xícara(s) (chá) de Água fervente
– 3 colher(es) (sopa) de Óleo de soja
– 1/4 xícara(s) (chá) de cenoura ralada(s)
– 1/4 xícara(s) (chá) de cebola picada(s) finamente
– 1/4 xícara(s) (chá) de salsão picado(s) finamente
– 1 unidade(s) de tomate picado(s), sem pele(s)
– 1 lata(s) de ervilha
– 2 colher(es) (sopa) de uva passa
– sal a gosto
– pimenta-do-reino branca a gosto
– Aji-no-moto a gosto

Como fazer:

Em uma panela, esquente o óleo e refogue levemente todos os vegetais, menos as ervilhas. Após 2 ou 3 minutos, adicione o arroz cru, Aji-no-moto, sal e pimenta branca. Frite o arroz e os vegetais em calor médio cerca de 3 minutos. Adicione a água fervente, tampe a panela e abaixe o fogo, deixando cozinhar lentamente por 15 minutos. Desligue o fogo e espere o arroz terminar de secar. Salpique as ervilhas e as passas e sirva quente, como acompanhamento.

** Este arroz é servido em quase todas as refeições.


8) Como se diz…?

– Amor: Amor
– Família: Familia
– Mamãe: Mamá
– Papai: Papá
– Bebê: Bebé
– Filhos: Niños


9) Imagens

Em familia
Paisagem


Wallpaper para personalizar


Fontes:
http://www.suapesquisa.com
http://pt.wikipedia.org
https://translate.google.com.br
http://www.viagemlatina1.xpg.com.br
http://pt.shvoong.com
http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br
http://cybercook.com.br
http://www.alesura.com
http://wallpapersus.com


Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo