Uncategorized

Estou grávida, e agora? (Post 1 – Confirmação e o teste de gravidez)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
(Meus três testes, indicando que a cegonha estava a caminho)
Como quando estava grávida este blog ainda era apenas um diário, resolvi voltar no tempo e dar as minhas dicas e meus conselhos sobre gravidez!
Vai ser tão gostoso relembrar desse barrigão aí da foto e poder compartilhar tudo com vocês!

Estou grávida, e agora? Nasce neste primeiro post que vai falar sobre a confirmação da gestação!
E depois vem muito mais por aí!


Quando desconfiamos que vem um bebê por aí, entre muitos outros sentimentos, em um pouco de medo e de desespero, principalmente para quem é mamãe de primeira viagem e nunca passou por isso antes.
A maior dúvida é o que fazer para confirmar se a desconfiança é de fato o anúncio de que a cegonha está a caminho!

Existem alguns tipos de exames que podemos fazer para confirmar a gravidez:
Teste de farmácia (urina) e exame de sangue.

Os dois medem o hormônio ganadrotopina coriônica humanda, o famoso HCG, que só é produzido no nosso corpo durante a gravidez (exceto em casos raros como durante alguns tratamentos de infertilidade).

Os testes de farmácia detectam o nível de HCG na urina, e, dependendo da marca são mais sensíveis e captam uma quantidade menor de hormônio. Nos testes mais sensíveis é possivel detectar a gestação 12 dias após a ovulação, ou seja, alguns dias antes do atraso menstrual, porém, o indicado é que o teste seja feito depois do primeiro dia de atraso.
Se der positivo as chances de você estar grávida são de mais de 99%, se der negativo, não desista ainda, espere mais alguns dias e tente de novo, pode ser que o nivel de HCG esteja muito baixo e não tenha sido detectado pelo exame.

Na minha gestação um dia antes do atraso menstrual o teste deu positivo!

Existem 2 tipos mais comuns de testes de farmácia, os te tiras e os de caneta. Com as tiras você deverá urinar no potinho e mergulhar a tira, agurdando os minutos indicados no modo de usar, nos de caneta deve-se urinar diretamente sobre o exame!
O resultado é indicado da mesma forma nos dois: 1 tirinha é negativo e 2 tirinhas indica positivo! (mesmo que a tirinha seja bem clarinha, vale a pena confiar)

O exame que é feito com a primeira urina do dia tem mais chances de apontarem o resultado correto!

Existem 2 tipos de exame de sangue o quantitativo e o qualitativo, no qualitativo você apenas recebe um positivo ou negativo, já no quantitativo você recebe a quantidade de HCG presente no sangue, que se for maior que 25 iU/i indicam que você está grávida.

O exame de sangue pode ser solicitado pelo seu médico, mas existem laboratórios que fazem o exame sem a solicitação médica. Este é o exame mais seguro, pois independe de outros fatores, como a concentração de HCG no caso do exame de urina.

Lembro que cada pessoa tem um organismo e que cada um reage de forma diferente e que a ovulação pode variar de uma mês para o outro.

Se você não esperava estar grávida e recebeu um positivo, muita calma nessa hora, pode não ter sido planejado mas manter a calma vai fazer com que rapidamente tudo fique sob controle.

Se você está tentando engravidar, relaxe, um negativo pode não ser o fim da linha e sim um tempo a mais para você se preparar. Quanto mais ansiedade mais difícil fica do organismo responder as suas expectativas!

E por aí, como foi a descoberta? 

Veja os outros posts da série: Estou grávida, e agora?

os sintomas da gestação:
http://www.namiradamamae.com.br/2014/05/estou-gravida-e-agora-sintomas.html

Como dar a notícia:
http://www.namiradamamae.com.br/2014/05/estou-gravida-e-agora-como-dar-a-noticia.html

Exames:
http://www.namiradamamae.com.br/2014/05/estou-gravida-e-agora-exames.html

Enxoval:
http://www.namiradamamae.com.br/2014/05/estou-gravida-e-agora-enxoval.html

Tipos de parto:
http://www.namiradamamae.com.br/2014/06/estou-gravida-e-agora–tipos-de-parto.html

Quarto:
http://www.namiradamamae.com.br/2014/06/estou-gravida-e-agora-o-quarto.html

Mala da Maternidade:
http://www.namiradamamae.com.br/2014/06/estou-gravida-e-agora-mala-da.html

Auto-Estima na Gestação:

http://www.namiradamamae.com.br/2014/06/estou-gravida-e-agora-auto-estima-na-gestacao.html

Tags

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo