Uncategorized

Em busca da escola perfeita

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×


É a hora de levar a filha pra escola?
Ela vai se adaptar?
A escola é boa?

Quantas dúvidas, não é?
Saiba como está sendo a nossa busca pela escola perfeita!
Eu cuidei da Fernanda até hoje, em casa, de baixo das minhas asas e deixei de trabalhar para acompanhar os primeiros passos dela, mas chegou a hora de ir pra escola!
Não vou negar, meu coração está apertadinho aqui dentro do peito, mas ao mesmo tempo, sei que isso fará imensamente bem à ela que ama poder interagir com outras crianças e descobrir coisas novas!

Eis que começamos a saga da busca pela escola que melhor se adaptasse à nossa realidade, tanto financeira quanto de filosofia e rotina!

Chegamos rápido a uma conclusão: A escola perfeita não existe! Você vai sempre ter ao menos um ponto a questionar! Claro, que pode ser algo mínimo, mas sempre tem!

Ainda não fechamos pois ela só irá mesmo quando eu ou o marido começarmos a trabalhar (estamos os dois em casa por enquanto). Já temos a preferida, mas ainda vamos analisar e negociar!

Vamos as questões que indicamos que você analise:

Conhecendo as escolas:
Vá a todas as escolas que puder, não escolha na primeira! Leve uma lista com as perguntas que deseja fazer (ou você vai esquecer a maioria delas). 
Questione tudo que puder!
Veja tudo que puder!

Distância: 
Quanto mais próxima a escola for da sua casa, melhor! Melhor pra você e melhor para a criança!
Com a escola perto de casa, os horário ficam mais tranquilos, talvez não seja preciso acordar tão cedo e se o carro quebrar (ou a família não tiver carro) em dias de chuva isso será um enoooooorme diferencial!

Metodologia (filosofia):
Escolha uma escola que pense como vocês, que cultive os mesmo valores e siga os mesmos métodos!
Já falei sobre as metodologias de ensino aqui, vale a pena ler e entender um pouco sobre cada uma delas!

Confiança:
Quando você visitar uma escola você deve sentir que ali é um bom lugar para o seu filho, confiar!
Dê preferência para escolas que lhes foram indicadas por alguém!

Valores:
Não adianta você querer que seu filho estude no colégio mais Top da cidade se você vai ter que se afogar em dívidas para pagá-lo.
Leve em consideração o orçamento familiar e pense que não é só a mensalidade, você vai gastar com transporte, uniforme, material didático, itens de higiene e outras coisinhas a mais!
Portanto, analise com calma se o bolso condiz com a proposta!
OBS: Existem cidades em que o ensino Municipal é maravilhoso

Licença pra funcionar:
Um coisa que essa mãe desconhecia é que algumas escolinhas infantis (berçários, maternal, pré escola) funcionam sem licença da prefeitura e secretaria da educação local.
Dê preferência aquelas que tem possuem esta licença, pois, são sempre vistoriadas e devem manter os padrões estipulados!


Adaptação:
Se você puder colabore com a adaptação da criança na escola. Leve-a para conhecer o ambiente e mostre para ela que lá é um lugar legal! Volte pra casa e converse bastante com seu filho sobre ele ficar lá de agora em diante, diga que vai sempre voltar para buscá-lo no final do dia, depois que ele brincar bastante!
Vá aumentando o tempo de permanência na escola aos poucos e desde o segundo dia já deixe a criança sozinha (ou ao menos longe, aonde ela não possa vê-lo).
Isso vai ajudar a cria a entender que não foi abandonada ali e aos poucos ela vai se entregar a nova rotina!

Bom, essas são algumas dicas que nos ajudaram bastante!
Conta pra mim como foi essa fase por aí?

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Siga-nos no Instagram

Voltar ao topo