A MinhaLigthbox é um produto feito com exclusividade que vai deixar seu ambiente ainda mais perfeito!!
Uncategorized

Vaidade!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Recebi um artigo da Veja de dezembro de 2012: Vaidade sem Pressa, e com base nele e nas minhas opiniões é que o texto abaixo foi escrito, espero que gostem!



O Contato com produtos químicos tem começado cada dia mais cedo na vida das crianças, começa com protetores solares, repelentes, shampoos e afins e logo, ali na infância, chegam com produtos que despertam a vaidade tanto nas meninas, quanto nos meninos, visto que hoje, os papais tb estão mega vaidosos, o que antes só vinha da mamãe.
E vai além, talvez não exista o uso de quimica mas o uso de produtos que antes não passavam nem perto das crianças, a chapinha é um grande exemplo.

Vejo crianças de menos de 10 anos de idade usando a chapinha todo santo dia, ou então fazendo alisamentos fortíssimos nos cabelos! Muitas vezes a mãe alega: Mas ela me pediu tanto. Ou então: Assim fica mais fácil para pentear. Vejo meninas de menos de 12 anos com depilações frequentes.

O uso de produtos assim, pode causar danos a pele e/ou ao cabelo da criança, ou até danos mais sérios a saúde como alergias. Esta é colocação dos profissionais de saúde! A minha opinião é a seguinte: Quanto mais natural, melhor!
Criança tem que ser criança, tem que curtir todas as fases e é a mãe e o pai que tem que colocar limites e cuidar do tempo em que cada coisa deve acontecer!
Claro, não sou radical, nunca fui com nada e não é com isso que serei, mas se minha filha vira pra mim com 10 anos e diz: Não quero meus cabelos assim, ou assado e vou alisá-los ou enrola-los! Eu não vou deixar meeeeeeeeeeeeeeeeesmo!
Mas uma maquiagenzinha, natural, uma corzinha nos lábios, isso pode! Desde que ela não saia de casa mais maquiada do que as meninas de 22 anos na balada e do que a mamãe que nessa altura já terá algums rugas pra esconder, ao contrário dela que terá a pele jovem que ao natural já é linda e que pode esperar mais pra conhecer o poder das makes mega revolucionárias que existem hoje!

A culpa é dos pais? da sociedade? de quem?
Na minha opinião é um conjunto de coisas…
A sociedade estimula sim, lança produtos infantis, que de infantis só tem o nome…
Os pais, usam isso todo dia na frente das crias…
E as proprias crianças tem um desejo enorme e uma ansiedade enorme por serem como nós, adultos!
O que tem que acontecer é um equilibrio na balança… não precisa proibir tudo mas tb não vai liberar geral!
Vamos ser coerentes: Cuidar da saúde e bem estar das nossas obras primas é que nos cabe e isso inclui cuidar da aparência e auto-estima deles!

A Veja consultou pediatras sobre os itens de perfumaria e as opçoes do salão de beleza:
MAQUIAGEM, ESMALTE E DEPILAÇÃO:
Esperar até os 12 anos para o inicio da pratica ou uso dos itens acima é o ideal!
Na adolescencia a pele é protegida por uma camada a mais de glandulas sebaceas, mas ainda assim não indicado o uso frequente de maquiagens. Nesta fase o aparecimento de acne é bem mais frequente e com o uso de produtos quimicos ele pode aumentar ainda mais. A regra é clara, se liberar, que o rosto seja limpo e a make toda removida antes de dormir!
Antes dos 12 anos as mocinhas  já querem se maquiar como a mamãe, o ideal é liberar  no máximo um gloss nos lábios que já a deixa alegre e está de bom tamanho!
Quanto a depilação, se a mocinha começa muito cedo, o pelo tende a ser mais grosso e ela vai sofrer bastante lá na frente e quando não der mais pra adiar, use ceras naturais e o laser nunca deve ser usado antes dos 14 anos. Caso seja muito necessario disfarçar os palinhos, o clareamento com produtos a base de agua oxigenada desde que a criança nao seja alergica e seja feito por pessoa habilitada é uma boa saida.
O esmalte torna a unha fragil e quebradiça  isos é mais forte com os esmaltes coloridos e além disso os corantes podem causar crises de renite alergica e urticarias na face, assim como no caso do gloss, numa ocasião espacial uma camadinha de esmalte n~çao vai fazer mal mas remova-o o quanto antes.

LUZES, CHAPINHA, ESCOVA PROGRESIVA:

Devemos esperar até os 14 anos para usar qualquer um desses procedimentos, Na adolescencia o corpo produz mais hormonios e logo mais glandulas sebaceas e isso ajuda a proteger os cabelos das agressoes desses tratamentos, mas ainda assim o profissional deve ser capaz de manipular o produto sem tocar o couro cabeludo, apenas nos fios. A alternativa é uma escova normal, com o secador à 30 centimetros dos fios que já ajuda na auto estima das mocinhas.

Por fim, fica a dica, existem salões especializados em atender este publico e a melhor alternativa é leva-los a este tipo de salão, mesmo que seja um pouquinho mais caro R$$$$$$$, pois lá os profissionais sabem lidar melhor com a galerinha!

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

Publicidade

Parceiros

Voltar ao topo