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Alimentação para crianças menores de 2 anos (Parte 3 – Alimentos Complementares)

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Os dez passos para uma alimentação saudável para crianças menores de 2 anos, segundo o Ministério da Saúde:
Por Ana Claudia Godoy, nutricionista!


PASSO 3 –  Ao completar 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia, se a criança estiver em aleitamento materno.

Mamãe a alimentação oferecida ao bebê, depois dos seis meses, deve ser composta de grãos (cereais e feijões), carnes, frutas e verduras.

Orientações importantes para as mamães:

•A introdução dos alimentos complementares deve ser feita com colher ou copo, no caso da oferta de líquidos.
•As carnes são importante fonte de ferro e a partir dos 6 meses, sempre que possível, devem estar presente nas papas salgadas.
•Alimentos como laranja, limão, tomate, abacaxi, acerola, goiaba, são importantes fontes de vitamina C e devem ser oferecidas junto à refeição principal ou após a refeição para aumentar a absorção do ferro.
•Ao completar 6 meses a mãe deve oferecer 3 refeições/dia com alimentos complementares. Essas refeições constituem-se em duas papas de frutas e uma salgada, preparada com legumes e verduras, cereal ou tubérculo, alimento de origem animal como as carnes e feijões.
•Ao completar 7 meses, essas refeições constituem-se em duas papas salgadas e duas de fruta.
•Ao completar 12 meses recomenda-se que a criança tenha três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches (frutas ou cereais ou tubérculos).

Grupos de alimentos
Cereais, tubérculos: Exemplos: arroz, aipim/mandioca, batata-doce, macarrão, batata, cará, farinhas, batata-baroa e inhame.
Leguminosas: Exemplos: feijões, lentilha, ervilha seca, soja e grão-de-bico.
Legumes, verduras e frutas: Exemplos: folhas verdes, laranja, abóbora,banana, beterraba, abacate, quiabo, mamão, cenoura, melancia, tomate e manga.
Carnes ou ovo Exemplos: frango,carne bovina, etc.

continua…

ATUALIZAÇÃO:
Links dos outros passos!

1 Amamentação:
http://www.namiradamamae.com.br/2013/09/alimentacao-saudavel-para-criancas.html

2 Introdução Alimentar:
http://www.namiradamamae.com.br/2013/09/alimentacao-saudavel-para-criancas_16.html

4 e 5 Alimentos complementares: 
http://www.namiradamamae.com.br/2013/09/alimentacao-infantil-ate-2-anos-parte-4.html

6, 7 e 8 Alimentação Variada e consumo de açucares:
http://www.namiradamamae.com.br/2013/09/alimentacao-infantil-ate-os-2-anos.html

9 e 10 Higiene e incentivo a alimentação da criança doente:
http://www.namiradamamae.com.br/2013/09/alimentacao-infantil-ate-os-2-anos_23.html

Sobre o Autor

Geisa Simonini

Uma escorpiana geniosa, brava e determinada. Estudei Administração e Marketing e sempre atuei na área comercial e de eventos. Tenho uma cabecinha cheia de idéias e adoro trabalhar com pessoas, afinal para mim, tudo que a vazio de pessoas não faz muito sentido. Sou doidinha por redes sociais e ligada 24 horas por dia, sabe aquela pessoa que não pára? Essa sou eu!
Mas se for para me resumir mesmo: Sou a mãe da Fernanda (e da Camille que ainda está no forninho) e da função de mãe nasceu esse blog onde compartilho com vocês nossas histórias, dia-a-dia e aprendizados

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